17 agosto 2007

Socorro!!!

Este blog pede humildemente aos nobres alunos do curso de enfermagem da FTC que, pelamordedeus, expliquem o que significa um "treinamento simulado".

Às 16h23min, chegou o seguinte esclarecimento ao Pimenta:

Prezados amigos do Blog,

Respondendo sua pergunta sobre o "treinamento simulado" ou Exercício Simulado como também é conhecido estamos postando essa mensagem.

O treinamento ou exercício simulado é na verdade a realização de um atendimento, em grande escala, a uma situação de emergência com múltiplas vítimas como numa queda de avião por exemplo.

Neste treinamento são reunidos todos os setores responsáveis pelo atendimento a situações como a citada: corpo de bombeiros, Polícia Militar, SAMU, funcionários e servidores aeroportuários, capitânia dos portos entre outros.

No simulado são utilizados todos os recursos disponíveis como se fosse uma situação real, para avaliar os riscos potenciais e pensar em como melhorar a atuação de cada equipe quando o pior acontecer.

O exercício do qual os alunos de Enfermagem da FTC participaram foi promovido pela INFRAERO, que administra o Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus e serviu para a fixação do aprendizado sobre os temas de atendimento de emergência a múltiplas vitimas abordados em sala de aula.

Esperamos que essas informações ajudem a "encarecidamente" esclarecer as dúvidas sobre o "treinamento simulado" e nos colocamos a disposição para ajudar ou mesmo Socorrer. Obrigado pela pergunta!

Atenciosamente,

Profº Fabrício Bastos e Discentes do 6AM e 6 AV de Enfermagem FTC-Itabuna.

Comentário: Taí, Fabrício, valeu a provocação. Então, o melhor termo seria exercício simulado. Apesar de "consagrado" pelo Ministério da Educação, o termo "treinamento simulado" é confuso. Voltaremos ao assunto.

6 comentários:

  1. Prezados amigos do Blog,

    Respondendo sua pergunta sobre o "treinamento simulado" ou Exercício Simulado como também é conhecido estamos postando essa mensagem.
    O treinamento ou exercício simulado é na verdade a realização de um atendimento, em grande escala, a uma situação de emergência com múltiplas vítimas como numa queda de avião por exemplo. Neste treinamento são reunidos todos os setores responsáveis pelo atendimento a situações como a citada: corpo de bombeiros, Polícia Militar, SAMU, funcionários e servidores aeroportuários, capitânia dos portos entre outros. No simulado são utilizados todos os recursos disponiveis como se fosse uma situação real, para avaliar os riscos potenciais e pensar em como melhorar a atuação de cada equipe quando o pior acontecer. O exercício do qual os alunos de Enfermagem da FTC participaram foi promovido pela INFRAERO que administra o Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus e serviu para a fixação do aprendizado sobre os temas de atendimento de emergencia a multiplas vitimas abordados em sala de aula. Esperamos que essas informações ajudem a "encarecidamente" esclarecer as dúvidas sobre o "treinamento simulado" e nos colocamos a disposição para ajudar ou mesmo Socorrer. Obrigado pela pergunta!
    Atenciosamente,

    Profº Fabrício Bastos e Discentes do 6AM e 6 AV de Enfermagem FTC-Itabuna.

    ResponderExcluir
  2. Treinamento simulado é uma expressão totalmente contraditória. Não houve uma simulação de treinamento, mas um TREINAMENTO de fato e de direito, consumado e não simulado. A simulação é exatamente da situação, a reprodução das condições semelhantes às reais para capacitar os envolvidos a enfrentá-las. O que seria simular um treinamento? Só se foi aquele aluno convidado a participar, mas apenas fingiu q estava se envolvendo no exercício. Esse simulou. Pensar não dói!

    ResponderExcluir
  3. ô dotô fabrício, imagine só. vamos fazer uma analogia. pense na reconstituição de um crime. quando ela é feita pela polícia, simula-se a situação fática, o delito. eu jamais poderia dizer q houve simulação da reconstituição. é o mesmo que simular um treinamento. ou não????

    ResponderExcluir
  4. O que realmente esta acontecendo , é que vocês não se conformam que os alunos da UESC não foram convidados para esse simulado.Será que ao invés dos alunos da FTC fossem os da UESC, teria tanta repercusão?????kkkk
    Talvez se ninguém tivesse tido a iniciativa de promover esse simulado, ai sim vocês poderiam se manifestar, mas do contrário...
    Isso chama-se: FALTA DO QUE FAZER!!!!!

    Abraços e até o próximo evento.

    ResponderExcluir
  5. É algo incrível que um editorial que teoricamente serviria para, além de informar, esclarecer dúvidas da população se atenha a fazer chacota com coisa séria.
    O exercício simulado realizado pela infraero, com a colaboração do corpo de bombeiros, polícia militar, ftc e vários outros órgãos responsáveis desta cidade já tão desacreditada, é uma iniciativa louvável e salvo engano a única deste tipo realizada por algum órgão que se preocupa com o que fazer caso algo pior aconteça em nossa região.
    Deveria receber apoio e elogios e principalmente críticas construtivas dos órgãos de imprensa.
    Quando os "escrevedores" de plantão não tiverem o que fazer continuem falando sobre política que por ser sempre tratado como piada tem deixado Ilhéus e todo o resto do país como aí está.
    Exupério

    ResponderExcluir
  6. Imaginem alguem sendo atendido por um "enfermeiro" q fez treinamento de simulação... ´mais fácil ser atendido pelo agente funerário...
    huahuahauhauhuhauha

    ResponderExcluir

Aos comentaristas, recomendamos:

- escrever nos limites das boas maneiras, sem 'pesar' a mão;

- ater-se ao assunto da nota;

- Não ofender a honra alheia. Isso os políticos já o fazem muito bem.