O secretário de Infra-Estrutura da Bahia, Antônio Carlos Batista Neves, confirmou que Ilhéus receberá mesmo um novo porto, nas imediações da praia de Ponta do Ramo. O anúncio da obra, no mês passado, provocou reações de grupos ligados à defesa do meio ambiente.
Pelo que o secretário disse hoje em entrevista ao programa Tabuleiro (Rádio Santa Cruz), o projeto irá à frente, apesar das opiniões contrárias. A idéia é que o porto fique mais próximo do novo terminal aeroportuário, que também será construído na zona norte da cidade.
Ainda segundo Batista Neves, o porto do Malhado continuará sendo utilizado e servirá, inclusive, para o escoamento do níquel extraído das jazidas de Ipiaú, Itagibá e Jequié. Já no novo porto será embarcado minério de ferro proveniente da região de Caetité, entre outros produtos.
Zelão, Cantarolando:
ResponderExcluir... Tá tudo controlado!... Tá tudo controlado.
Em ano de eleição, os meninos do PT, que adoram uma boquinha, não iriam perder a oportunidade de através da CODEBA, reforçarem o "caixa partidário". Que o diga o hoje "milionário" ex-presidente da Codeba, Geraldo Simões.
... Tá tudo controlado!
Tá tudo nos conforme seu Zelão, vaiter dinhero sbrando de campanha que nem ladrão pode carregar.kakakakaka, em ano eleitoreiro o cara fcana miséria ou enriquece de vez!
ResponderExcluirPra mim um porto e ainda mais uma ferrovia não se encaixam naquela região! Seria um impacto ambiental irreversível e acabaria com o potencial turístico do local!!!
ResponderExcluirO mar também é raso... o porto teria que ser longo (como o do malhado) para ter profundidade para grandes navios, ou então fazer a terrível DRAGAGEM! E vimos o que a dragagem do calado do porto do malhado fez a Praia da Soares Lopes e Cristo (quem viveu em Ilhéus nas décadas de 70 e 80 sabe do que estou falando).
O porto mais parecido que temos como referência é o porto de Tubarão (vitória-ES). A pior parte são os pátios de minério a céu aberto. Imaginem uma coisa assim na ponta do ramo. Simplesmente não combina!
http://www.transportes.gov.br/bit/PORTOS/Tubarao/potub01.jpg
Além disso ferrovia e porto apenas circulam mercadoria, com poucos ativos produtivos no local. geram alguns empregos e muita arrecadação para município, o que infelizmente quase sempre não se reverte em benefícios para o povo.
Já saiu o decreto da desapropriação! Serão mais de 17 milhões de metros quadrados. Será o fim de qualquer potencial turístico da região norte do município, fora os danos ambientais. Divulguem!
ResponderExcluir"
...
DECRETO Nº 10.917 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2008
Declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra que indica e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e à vista do disposto no art. 164, inciso IV, da Constituição Estadual, e no art. 5º, alíneas “e”, “f”, “h”, “i” e n”, do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, alterado pelas Leis nos 2.786, de 21 de maio de 1956, 6.602, de 07 de dezembro de 1978, e 9.785, de 29 de janeiro de 1999, e do que consta do Processo nº 1100080000411 da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração,
D E C R E T A
Art. 1º - Fica declarada de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra medindo 17.713.175,48m², localizada no Município de Ilhéus na margem esquerda da BA-001, no sentido Ilhéus-Itacaré,...."