Debate tenso (os concorrentes queriam o governo de SP?)
De Fernando Rodrigues
"No debate, o bom foi o calor que cada
candidato tomou durante o programa
É difícil dizer se foi Lula ou Alckmin o ganhador do debate na Band. Mas o bom mesmo foi ver os dois candidatos a presidente passarem aquele calor na frente das câmeras, ambos se esfalfando para convencer os eleitores de que merecem receber os votos para ocupar o Palácio do Planalto por 4 anos. O petista e o tucano passaram por seus momentos de maior tensão desde o início do atual processo eleitoral --e quem ganhou foi o eleitor.
Em termos de eleição presidencial, o debate foi inédito. Por 2 motivos: 1) nunca os dois candidatos entraram tão próximos nas pesquisas e 2) foi a primeira vez que um presidente da República vai a um debate.
Se for para dividir o debate em blocos, Alckmin foi mais incisivo nos 2 primeiros. Lula equilibrou nos 2 blocos seguintes. No último, uma certa neutralidade.
Lula foi mal no começo. Nervoso, não respondeu de maneira convincente as acusações de corrupção. Alckmin também não ficou atrás, ao deixar em aberto os casos obscuros de governos tucanos e do seu próprio, em São Paulo.
Alckmin foi mais pontiagudo do que os tucanos mais otimistas poderiam esperar. Mas talvez tenha exagerado ao usar termos incompreensíveis para o “povão”. Ficou repetindo, por exemplo, que o governo Lula, por “inoperância” não conseguia “licitar” uma hidrelétrica. O petista, com os seus solecismos populares (execrados pela elite), é sempre mais eficaz ao falar diretamente ao eleitorado das classes D e E. Só que Lula estava destreinado e quase nunca olhou para a câmera, isto é, para os eleitores.
O efeito do debate se dá mais pela repercussão nos noticiários dos dias seguintes. Até porque a audiência é sempre decrescente ao longo do programa (mais telespectadores assistem no início). Nesse sentido, Alckmin pode ter se beneficiado mais nesta noite, pois mais pessoas assistiram ao debate quando o tucano emparedou o petista no início. Só que a edição nos telejornais certamente mostrará, pelo menos em tese, os trechos felizes e infelizes de ambos.
Senso comum: a campanha do segundo turno começou, de fato, hoje, no debate da Band."
Nenhum comentário:
Postar um comentário