11 outubro 2006

Privatizações na era FHC renderam R$ 200,8 bi

Jornal Estadão
Sérgio Gobetti

Motivo de polêmica no debate de domingo entre os presidenciáveis, o processo de privatização promovido entre 1995 e 2002, no governo FHC, rendeu US$ 93,4 bilhões - R$ 200,8 bilhões em valores atuais - aos cofres públicos, principalmente federais. Ao todo, mais de 84 estatais foram vendidas e serviços públicos, concedidos à exploração privada.

Na lista de empresas privatizadas, há desde terminal de garagem com 3.740 vagas, no Rio, vendido em 1998 por US$ 67 milhões, até uma das maiores produtoras e exportadoras de ferro do mundo, a Companhia Vale do Rio Doce. A mineradora foi leiloada por US$ 3,3 bilhões em 1997, quando passava por dificuldades, e hoje é um dos principais cases de sucesso no mundo dos negócios.

Assinante do Estadão lê a matéria completa no site (www.estadao.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos comentaristas, recomendamos:

- escrever nos limites das boas maneiras, sem 'pesar' a mão;

- ater-se ao assunto da nota;

- Não ofender a honra alheia. Isso os políticos já o fazem muito bem.