05 abril 2007

Gabriela chora

""Gabriela"... é o retrato vivo do descaso da sociedade brasileira e das autoridades que se encontram no ápice da piramide social e esquecem dos que se encontram na base. O choro de "Gabriela" representa o choro de todas as crianças que não têm moradia, escola,segurança, saúde e alimento."

A descrição da foto clicada num dos acampamentos de sem-terra montados à beira da rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna) é do próprio autor, Ed Ferreira. O nosso fotógrafo tem irritado alguns invejosos - e estranhado o espaço cedido pelo blog ao nosso profissional das lentes.

Confira mais uma exposição virtual de Ed Ferreira. Clique aqui e veja a exposição Retratos da Exclusão Social. Este blog celebra a arte, a criação e as boas idéias. Abaixo, outra foto interessante da exposição...

5 comentários:

  1. Imaginem, se algum trabalhador cansado, por alguma fadiga tecnica do veiculo ou por resultado da disputa frenetica por produtividade
    de serviços teceirizados ou ainda um profissional gabaritado da area de saude ATROPELA a Gabriela que inocentemente invade a pista a área legal planejada para o trafego.
    De quem será a culpa??
    DERBA ? DENIT ? MDA ? INCRA ??
    Claro que a culpa será do Ministerio Especial da Reforma e do Desenvolmimento Agrario -MERDA
    Até quando bispos, padres, prefeitos, vereadores, ministros e deputados aguardarão uma catastrofe
    para discursar em lamentos a incompetencia e omissão de fato absurdo e grave.
    Enquanto isso um queridinho do seu pimenta "fatura" a exposição.

    ResponderExcluir
  2. A foto retrata uma realidade. Portanto, Ed Ferreira captou um desses flagrantes de uma realidade que não pode ser ignorada.

    Então, diríamos que o comentário acima é de um daqueles que não têm cérebro - e se tem, usa para outra coisa ou está misturada com coliformes fecais. No mínimo.

    Elogiável apenas a preocupação do anônimo com a Gabriela. O que você faz para mudar essa realidade?

    Aff...

    ResponderExcluir
  3. Sr: Sra: Ou qualquer coisa que faz Aff:
    Captar a realidade é uma coisa.
    Explorar e celebra-la como arte para contemplar a dor dos outros acostumando e convivendo como NORMAL para ser aplaudido pelos queridinhos é NOJENTO

    ResponderExcluir
  4. A realidade é amarga e foi captada pelas lentes de um brilhante profissional.
    Enquanto isso alguns, talvez não sabendo como expor a indignação, falam besteiras e ofendem pessoas.

    E ainda se dizem indignados...

    A arte não comtempla a dor... ela a expõe para o mundo.

    O que diria então o ilustre anônimo do quadro de Picasso, Guernica.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de esclarecer para a pessoa que fez o comentário que jamais usarei a dor para se beneficiar ou colher louros. Na minha profissão tenho o dever de mostrar por meio de imagens a realidade nua e crua. Mesmo sabendo que serei criticado, não hesitarei em vir aos veículos de comunicação e mostrar aquilo que está errado e apontar também o que se deve fazer para melhorar a vida daqueles que não sabem se defender. Agradeço a sensibilidade dos que fazem este blog por ofereçer este espaço democrático para o debate do cotidiano.
    Um grande abraço
    fotos.edferreira@gmail.com

    ResponderExcluir

Aos comentaristas, recomendamos:

- escrever nos limites das boas maneiras, sem 'pesar' a mão;

- ater-se ao assunto da nota;

- Não ofender a honra alheia. Isso os políticos já o fazem muito bem.