12 junho 2007

Só amigos e os amantes traem

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

Parafraseando o menestrel Juca Chaves que disse que para “trair e coçar é só começar”, afirma que só os amigos e os amantes podem nos trair. Pode até parecer uma incongruência tal afirmação. No entanto, a traição nos acontece, justo, por parte de quem confiamos, já que o inimigo não goza da nossa confiança e, portanto, não poderá traí-la.

Que o diga o presidente Lula - nunca neste país - alguém sofreu tanto com as traições dos amigos de todas as estirpes. Desde os companheiros do sindicalismo paulista até os do próprio sangue e os afins. Vire e mexe nos escândalos que se sucedem, o nome de um amigo do presidente vem à “baila”. Primeiro foi Valdomiro Diniz, que despachava na sala ao lado da do presidente. Depois, foram os “quarenta ladrões” denunciados pelo Procurador Geral da República, chefiados por José Dirceu.

Quase que no mesmo período o filho “ganhava graciosamente” o milionário “paitrocínio” da Telemar. Bem mal havia esfriado o primeiro escândalo e lá se vai o ministro Antônio Palocci pelo ralo do abuso do poder, usado contra o humilde caseiro que revelou a presença de Palocci na casa de ‘negócios’ da República de Ribeirão Preto, montada em Brasília.

De uma só vez, o amigo inseparável Renan Calheiros revela à nação a história de alcova com sua “Mônica”, sobre os lençóis de seda da Mendes Júnior, o tosco irmão Vavá, é flagrado vendendo prestígio à máfia da caças-níqueis e o compadre que gozava da intimidade de ter em mãos o celular da primeira-dama, Dona Mariza, é pego em sociedade com o chefe da máfia.

Triste sina essa do nosso presidente. Não o invejo. Por mais que se diga que amigos e amantes a gente pode escolher, é difícil imaginar que o presidente Lula sabia antecipadamente das distorções morais dos amigos e mesmo assim os tenha escolhido. Prefiro supor que os amigos, esses sim, foram que não resistiram conviver com as tentações do poder do amigo presidente, e tenham traído a sua confiança. Só espero que os amigos restantes do presidente não tenham adotado também como lema a expressão do Juca Chaves e comecem a sentirem “comichões” e passem a trair.

Para tentar entender esse que para mim já se tornou um “karma” do presidente Lula, só recorrendo a uma outra expressão:

- Quem tem amigos como esses, não precisam de inimigos.

Gerson Menezes é publicitário

3 comentários:

  1. Gerson cala essa boca.
    Você já esteve no palanque de Jabes e agora está no palanque do PT.

    ResponderExcluir
  2. Gerson Fala Pro Véio:

    Véio, tu tá mesmo gagá!
    Eu no palanque de Jabes, fazendo o quê? E no palanque do PT seria expulso.
    O véio ta precisando parar de tomar
    Viagra, pra deixar de ter tesão na língua e parar de falar besteiras.
    KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. É tudo invenção da PF, da Globo,e "Forças Ocultas" que tem saudade do PODER.
    Lulla é ingenuo tal qual Vavá e não teriam competencia pra "armar"
    tantos ESQUEMAS

    ResponderExcluir

Aos comentaristas, recomendamos:

- escrever nos limites das boas maneiras, sem 'pesar' a mão;

- ater-se ao assunto da nota;

- Não ofender a honra alheia. Isso os políticos já o fazem muito bem.