Veloso faz 'farra' com verbas indenizatórias
EXCLUSIVO
Os deputados federais brasileiros têm direito a uma verba indenizatória mensal de R$ 15 mil para cobrir gastos relacionados ao exercício do mandato. Os gastos são cobertos pela Câmara Federal, mediante apresentação de notas fiscais que comprovem a despesa (aluguel de imóveis, divulgação do mandato, alimentação, combustíveis). A verba foi cortada este mês pela juíza federal Mônica Sifuentes.
Quatro deputados baianos lideram o uso de verba indenizatória, são exímio gastadores. Pior que isso, estouram o limite e dão um péssimo exemplo de como nossos parlamentares lidam com o dinheiro público. Quem se encontra nesse grupo é o deputado federal pelo sul da Bahia, Raymundo Veloso.
Eleito pelo PPS, Veloso bandeou-se para o PMDB de Geddel Vieira Lima, assim como o seu colega de antiga legenda, Colbert Martins. Veloso pode ser classificado como um grande perdulário do dinheiro público. O parlamentar gastou nos quatro primeiros meses de mandato exatamente R$ 69.433,69, bem acima do limite estabelecido em ato da Mesa Diretora da Câmara, que é R$ 60 mil.
No mês de abril, por exemplo, o deputado gastou exorbitantes R$ 20.592,79. Imagine que o limite mensal admitido é de apenas R$ 15 mil. Segundo levantamento feito por este BLOG na Câmara Federal, nestes primeiros quatro meses de mandato, Veloso gastou mais com aluguel de imóveis e divulgação da atividade parlamentar (espaço comprado em órgãos de comunicação etc).
Na rubrica aluguel de imóveis, as notas fiscais apresentadas totalizam gastos de R$ 21.027,06. Quanto à divulgação, despesas de R$ 18.500,00 entre março e maio. Se a verba indenizatória fosse o orçamento municipal, Veloso estaria enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e punido por gastar muito além da receita disponível. Um péssimo exemplo para quem vislumbra tornar-se prefeito de Ilhéus, sua base eleitoral.
Infelizmente, o mau exemplo de Veloso é também seguido por outros deputados federais baianos. O campeão deles é um petista. Sérgio Carneiro gastou R$ 78.317,65 da verba indenizatória. Em seguida, vem o parlamentar pedetista Sérgio Brito: R$ 74.880,54. Logo atrás, aparece o carlista Fernando de Fabinho, R$ 69.617,84. Apenas um deputado baiano teria dispensado a verba indenizatória a que tem direito, o petista Joseph Bandeira, ex-prefeito de Juazeiro.
A farra, inclusive, está próxima do fim. A juíza Mônica Sifuentes, da 3ª Vara Federal, determinou o corte da verba indenizatória em liminar favorável à ação popular movida pelo ex-deputado paulista João Cunha. A magistrada lembrou em liminar que os rendimentos dos parlamentares somados ao auxílio-moradia e à cota de passagens áreas já são suficientes para cobrir os custos
O ressarcimento de despesas com aluguel já está previsto na concessão do auxílio-moradia. Para locomoção, o parlamentar conta com o auxílio de cotas de transporte aéreo reajustadas semestralmente, segundo destacou a juíza federal.
O RANKING DOS GASTADORES
1º Sérgio Carneiro (PT)- R$ 78.317,65
2º Sérgio Brito (PDT) - R$ 78.880,54
3º Fernando de Fabinho (DEM, ex-PFL) - R$ R$ 69.617,84
4º Raymundo Veloso (PMDB) - R$ 69.433,69
fonte: Portal da Transparência/Câmara dos Deputados
SERVIÇO DO PIMENTA
Clique aqui para saber quanto
o seu deputado federal gastou

8 comentários:
ARREBENTOU!!!!
Mas seria de bom tom ouvir o farrista. Quem sabe ele tem alguma explicação para a gastança.
COM CERTEZA PARTE DESSE DINHEIRO ESTA VINDO PARA ITABUNA, OU VOCÊS ACHAM, QUE A PROPAGANDA QUE OS JORNALECOS COMO A REGIÃO,AGORA E DIÁRIO DO SUL FAZEM, É DE GRAÇA? NEM INJEÇÃO NA TESTA!!!
Quero ver esta matéria sair nos jornais comprados por "peloso" daqui de Itabuna.
Marchel,Aderbola e Vardenou, todos no bolso de VELOSO o homem financiado pelo P..
Deputado danado, hein?
Valeu, Pimenta.
Tudo orquestrado pela menina Marcia, aff...
E D. Alice Portugal ???
Vejam quanto ela gastou...
Os baianos são "arretados"
Nem uma notinha na Região, nem mesmo um costumeiro comentário do Sr. Leal aqui no Blog
Postar um comentário