30 setembro 2006

PT e PMDB continuarão como as maiores bancadas, diz Ibope

"O IBOPE Opinião elaborou uma estimativa da composição partidária para a futura Câmara de Deputados. Trata-se de levantamento similar ao realizado em 2002, baseado em pesquisas recentes de intenção de voto para Deputado Federal nos 27 estados brasileiros.

Os resultados mostram que o PT deve eleger um número muito próximo de Deputados ao da eleição de 2002, o PMDB tende a conquistar mais cadeiras, enquanto PFL e PSDB elegerão bancadas menores. Apesar disso, levando em conta suas atuais bancadas, esses quatro principais partidos continuarão dividindo o comando da Câmara.
Outra constatação do levantamento é de que, com exceção do PT, os demais partidos envolvidos nas denúncias do "mensalão" terão sua força significativamente reduzida nesta nova legislatura. Por outro lado, o PV e o PSB tendem a eleger neste ano um número maior de Deputados do que em 2002.

Conforme apresentado no quadro, a estimativa do IBOPE Opinião deixa 50 vagas da Câmara Federal sem definição por partido, pois, nesses casos, a proximidade de candidatos de partidos diferentes em uma determinada coligação, assim como a proximidade de duas coligações no estado pesquisado, que não permitem indicar o partido com maior probabilidade de obter a vaga.

Segundo nossos resultados, portanto, essas 50 vagas indefinidas não podem ser atribuídas de maneira mais concentrada para qualquer dos partidos, ou seja, não devem alterar a correlação de forças partidárias apontada na estimativa."

Nenhum comentário: