18 abril 2007

É só o começo!

O Pimenta nasceu em 2006, mas só em janeiro, mais precisamente no dia 20, começou a contar as visitas que recebe. Próximo de completar 90 dias com o contador, o blog registrou mais de 20 mil acessos, o que deveria deixar os blogueiros bastante preocupados. Afinal, isso significa uma média de 222 visitas diárias.

O número parece pequeno, considerando que os sites dos jornais locais registram algo em torno de 600 a mil acessos / dia. Ou seja, o Pimenta tem cerca de 33% do número médio de visitas dos jornais. "Decepcionante", poderiadizer algum expert.com, embora consideremos o score bastante animador.

Para um blog feito na base da boa-vontade, sem incentivos ou propaganda, ter20% das visitas das edições online dos jornais chega a ser impressionante. OPimenta vem sendo divulgado praticamente na base do boca-a-boca, não temversão impressa nem quilometragem que lhe assegure maior visibilidade.

Na verdade, já foi dito que este blog não tem grandes pretensões, mas é preciso afirmar que uma delas é funcionar como válvula de escape para o jornalismo-release que se pratica no eixo Itabuna-Ilhéus. Explicamos para quem não é do ramo: "release" é um texto produzido por assessorias de imprensa e enviado para os jornais que, em tese, deveriam apurar os assuntos e fazer suas matérias, sem reproduzir o produto pronto e acabado dos assessores. Pois o que acontece é justamente o contrário.

Recentemente, assistimos a uma excelente palestra do jornalista Antônio Lopes, em que ele falava dessa deficiência dos jornais, acrescentando que a dificuldade financeira é um fator que ajuda a forjar um jornalismo de má-qualidade.

Alunos de jornalismo e até mesmo profissionais recém-formados costumam sonhar em transformar o mundo ou pelo menos a comunidade em que vivem a partir das redações. Normalmente, o sonho vira frustração em pouco tempo, no confronto diário e doloroso com a realidade nos jornais. Baixos salários, falta de infra-estrutura e acúmulo de funções ajudam a produzir a desmotivação.

Somos jornalistas e evitamos a frustração apimentando o tempero do jornalismo local. Aliás, sem querer criticar, mas só para dar um exemplo de como estão os nossos jornais, vale destacar que nenhum deles (NENHUM) enviou repórter para cobrir a audiência com o acusado de matar o vaqueiro Alexsandro Honorato, que deveria ter ocorrido ontem pela manhã em Ibicaraí(claro que o réu não compareceu, mas ninguém tem bola de cristal).

O Pimenta, este blog chinfrim e sem recursos, teve a preocupação de ligar para o fórum de Ibicaraí para saber se Marcos Gomes apareceria por lá. Antes, perguntamos a um repórter se o seu veículo mandaria alguém cobrir a audiência e ele lamentou, irônico: "continuamos aqui praticando o nossovelho e bom antijornalismo de sempre".

Para nós, isso é morrer lentamente.

Então, que viva o Pimenta!

10 comentários:

Anônimo disse...

Amigos Pimenteiros,

gostaria de corrigir o seguinte: "vale destacar que nenhum deles (NENHUM) enviou repórter para cobrir a audiência com o acusado de matar o vaqueiro Alexsandro Honorato, que deveria ter ocorrido ontem pela manhã em Ibicaraí".

Isso é falta de informação, companheiro. A Região estava lá com repórter, fez fotos e conversou com a juíza e o promotor (a matéria saiu no online, mas infelizmente voces não leram).

Sobre as visitas, outra correção é que no caso de AR nossa média de visitação não é de 600 / mil diárias, mas sim de 9.500 visitas diárias, fato já noticiado várias vezes na minha coluna impressa e online.

Já no caso das 222 visitas do blog, discordo que seja um número pequeno. Não é.

Primeiro porque o público é selecionado, segundo porque grande parte dos sites sulbaianos tem menos de 100 visitas por dia, terceiro porque o serviço prestado pelo blog é muito importante dentro do contexto do jornalismo regional.
Longa vida ao Pimenta.

Anônimo disse...

Aí, o pimenta errou nessa.

Qto ao a região, eu vi o pessoal do comercial lá. o resto, era pessoal de tevê e gente da justiça ou polícia (ou ligada à ela!)

Anônimo disse...

Tô esperando as fotos de Ibicaraí, Marcel Leal. Lá, só tem de arquivo.

Anônimo disse...

a região, o melhor jornal do mundo... morena fm, a melhor rádio digital do mundo... ambos dão furos e furos de reportagem... fernando é o maior corrupto da bahia... geraldo é o maior político do brasil... pimenta é o blog mais lido do mundo... valderico.. valderico é noticias nem boa nem ruim... orlando filho... marquito dantas e zé pretinho.... dr. enxuga e a tv cabralia.. eduardo anunciação é achacador...meu deus.. meu deus..jornalismo.. jornalismo..os anônimos e os gersons menezes... marcos gomes é criminoso.. tiago feitosa é o produtor cultural.. antonio junior.. naud... vaqueiro... humberto matos... credibilidade jornalistica... o pimenta é uma aula de jornalismo... viva manuel leal.

Anônimo disse...

Baixou o benedito no Cara!!!

Anônimo disse...

Ao amigo que só viu o comercial: Neandra Pina escreve para A Região e é quem cobre o caso Marcos Gomes... Ela estava lá, conversou com juiza e promotor. Por sinal, foi quem levantou, em primeira-mão, que a carta precatória de MG ainda estava no cartório de Itabuna sem resposta. Em seguida foi ao juiz da Vara do Juri, que confessou saber disso por ela e tomou providências. Isso é jornalismo.

Anônimo disse...

Parabéns, Marcel! Na verdade, Pimenta na Muqueca e A Região asseguram a sobrevivência do jornalismo por aqui. O resto é porta-voz de prefeitura.

Anônimo disse...

até o diário do sul, o porta-voz de geraldo e wagner?????

Anônimo disse...

A Tv Cabrália esteve tb.

Anônimo disse...

... e pergunta: a câmara de Itabuna e a amurc têm porta-vozes???