13 junho 2007

Relaxe e Goze!

Gerson Menezes


Existem expressões populares que mesmo chulas são usadas para exemplificar algumas situações do tipo “Pelo trotar dos cavalos se podem saber quem vem dentro da carruagem”. Outra típica: “O jeito do cachimbo põe a boca torta”. Pois a expressão “relaxe e goze”, usada pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, sexóloga de formação, ao se referir à incomoda situação vivida pelos passageiros e turistas nos aeroportos brasileiros, nada mais pode ter sido que um reflexo do seu “condicionamento profissional”.

Manifestei a minha preocupação quando da nomeação de Marta ex-Suplicy para o cargo de ministra do Turismo, justamente pelo fato de que a sua formação profissional pudesse vir a gerar especulações maledicentes, principalmente no exterior, apontando o Brasil como um paraíso para o turismo sexual. Mas nem precisou especular. A própria ministra deu o “mote” para especulações.

Positivamente, Marta não era a figura mais indicada para o cargo, atendia à imposição do PT paulista que queria vê-la ministra. Ao presidente Lula, só restava esta única opção dentro do primeiro escalão do governo, que já havia sido loteado entre os partidos da sua base de sustentação. Pode ser que a nota contendo o pedido de desculpas, assinado por Marta, encerre o mal-estar causado pela infeliz expressão. Mas, pode ser que não.

Aí, o presidente Lula que já vive às voltas em descascar tantos e tantos abacaxis plantados por membros ilustres do seu governo, venha a ter que digerir mais esta. O presidente parecia estar adivinhando que Marta, com o seu jeito “espetaculoso”, seria uma “pedra a mais no seu sapato” já apertado.

Tudo conspira contra o PT. Nascido e desenvolvido no sindicalismo, o partido mostra que não estava preparado para governar o país. Desde o início do primeiro governo até aqui, a atuação dos “ilustres nomes petistas” no governo tem sido uma sucessão de erros, equívocos, enganos, denúncias e processos. Alguém que lembre cite um só nome que pelo seu bom desempenho tenha se destacado.

Não é à-toa que o presidente Lula já sinaliza que poderá apoiar na sua sucessão um nome de um outro partido da sua base política, que não seja oriundo das hostes petistas. Nos estados e nos municípios que governou pelo país afora, não foi diferente. O PT tem demonstrado que só estava preparado para, no máximo, ser oposição.

Sem quadros competentes e refém do sectarismo de carterinha que impõe ao eleito a contratação com base no “primeiro os nossos”, ao invés da competência para o cargo, o PT, ele próprio, sem precisar da ajuda dos adversários, vem se afundando na sua própria pequenez política.

Para finalizar, cabe aqui mais uma popular expressão:

- Durma com um barulho desses e depois diga que dormiu bem!

Gerson Menezes é publicitário

5 comentários:

Anônimo disse...

Este negócio do relaxe e goze é antologico, seria o grande tema para o governo do noço guia e apedeuta. Dona Marta entende do riscado, mas é riscado, bordado ou babado ?

Anônimo disse...

Preconceito, só porque a ministra tem que posar de Dama. É bastante hipócrita se cobrar linguagem politicamente correta das autoridades.
Quem não se lembra da masturbação sociológica do falecido ministro Sérgio Motta (PSDB) no falecido e pouco saudoso governo de FHC? O que tem de errada em se dizer relaxe e goze? em uma sociedade que aceita passivamente outras "modernidades" de sua juventude, principalmente? Sepulcros caiados disse o Homem da Galiléia para reprimir os hipócritos de então.

Anônimo disse...

Gerson volte urgente para a publicidade.
Politica, realmente não é a sua praia.
Texto enfadonho, prolixo e preconceituoso.

Anônimo disse...

Gerson para Admirador:


Anotei e agradeço as suas observações, embora não concorde.
Mas,de todas as formas agradeço e, dentro das minhas limitações, vou procurar uma forma de agradá-lo.

Anônimo disse...

Você estão stressados. Masturbem-se, gozem e relaxem. Este masturbem-se é o mesmo que um masturba o outro e o outro masturba o outro e assim sucessivamente vão masturbando-se. Gozou? Ou é gostou?