12 dezembro 2006

A Dama de Lata agradece

Não há ninguém mais feliz do que a faz-tudo Maria Alice Pereira na prefeitura de Itabuna. Desde o ano passado, ela vem travando uma guerra surda contra o assessor especial de Governo, Marcos Gomes.

A felicidade da "Dama de Lata" advém da desgraça do seu adversário direto na disputa por nacos de poder na prefeitura. Avalia a faz-tudo que o filhinho-mor demonstrou fraqueza e desconhecimento da máquina pública por diversas vezes.

Cita como exemplo o episódio do desfibrilador cardíaco* comprado pela prefeitura por 51 mil reais (quase oito vezes acima do valor de mercado). Para ela, Marcos não sabe "agir politicamente". Por isso, deixa descoberto o governo do pai, por várias vezes.

Meses se passaram e, agora, explode uma nova bomba na prefeitura: o filho-mor é suspeito de participar de uma engenharia que teria resultado na morte do vaqueiro Alexsandro Honorato.

Não se sabe por qual motivo - ou se por isso mesmo -, mas há uma semana a prefeitura está entregue a terceiros. O prefeito sumiu, assim como Marcos Gomes. A quem liga perguntando pelos dois, a resposta é sempre a mesma: estão em viagem.

Enquanto os dois fogem do povo, Maria Alice reaparece em cena. É ela quem dá expediente nesse período de nova crise. Aposta que assumirá, de fato e direito, a cadeira que - pensa - sempre deveria ser sua, desde o dia primeiro de janeiro do ano passado, quando o seu líder político retornou à prefeitura. Para a volta triunfal, conta com a saída do atual secretário de Governo, Paulo César Fontes.

Aos adversários, a expectativa. Todos eles sabem o poder da Dama de Lata. Ainda mais quando ela está no poder. A Dama é do sexo frágil, mas suas maneiras e métodos aniqüilam qualquer oposição.

*O caso do desfibrilador terminou em pizza. Antes que a prefeitura concluísse o pagamento, a oposição denunciou e deu tempo da secretaria de Saúde voltar atrás na compra, período de abril/maio deste ano.

Nenhum comentário: