20 dezembro 2006

Os resultados de Itabuna no "Prova Brasil"

Um dos principais pólos de ensino superior da Bahia e da região Nordeste, Itabuna registrou desempenho abaixo das médias nacional e estadual no exame Prova Brasil, realizado pelo Ministério da Educação e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O exame averiguou a situação do ensino fundamental em classes da quarta e oitava séries ou equivalentes do Ensino Fundamental.

O rendimento mais baixo ocorreu nas provas de matemática aplicadas com alunos da quarta série (ou equivalente). Enquanto em todo o Brasil, a média alcançou 179,98 pontos, as escolas municipais atingiram percentual de apenas 153,75 pontos, contra média estadual de 168,78.

O melhor desempenho foi registrado nas provas de língua portuguesa, quando os estudantes da rede municipal de Itabuna do ciclo de aprendizagem correspondente à oitava série tiveram percentual de acerto de 216,57 pontos. A média média nacional nesta prova em classes de oitava série foi de 222,63 pontos. A estadual, 211,94 pontos.

3.862 alunos das quartas e oitavas séries das redes municipal e estadual de ensino em Itabuna participaram deste exame da Prova Brasil, dos quais 2.220 alunos da rede municipal. Abaixo, as médias nacional, estadual e municipal do exame realizado pelo Ministério da Educação e Unicef.

A primeira coluna traz a média obtida por Itabuna; a segunda, pontuação estadual, e a terceira coluna, a média brasileira. Ao lado, estão as séries ou equivalentes (quarta ou oitava série).

Nenhum comentário: