14 dezembro 2006

IBGE: PIB ilheense é destaque no Nordeste

"Os cinco maiores municípios em relação ao PIB em 2004 no Nordeste foram Feira de Santana (BA), Campina Grande (PB), Ilhéus (BA), Canindé de São Francisco (SE) e Petrolina (PE).

Ilhéus, no litoral sul da Bahia, contribuiu com 0,10% do PIB brasileiro. Possui significativo valor adicionado industrial, destacando-se o pólo de informática, com linha de montagem de microcomputadores, e um pólo de confecções. Tem também comércio e serviços de grande relevância, pois possui o terceiro maior porto da Bahia. Por fim, é um grande pólo turístico da região.

Feira de Santana, integrante do "polígono das secas", se localiza em um dos maiores entroncamentos rodoviários do interior do país, situação que se reflete na economia, tornando o setor de comércio o de maior importância econômica. Possui também um parque industrial de peso nos ramos da química, material elétrico e de transportes, alimentos, eletrodomésticos, calçados, vestuários e metalurgia. Detinha 0,15% do PIB do país.

Campina Grande (0,12% do PIB nacional) tornou-se importante centro de comércio e de serviços da Paraíba. Em 2004, o setor industrial apresentou um bom desempenho, principalmente em vestuário e calçados. O município é grande produtor de software para exportação e contava também com duas universidades.

Canindé de São Francisco se destaca por uma usina hidrelétrica com 15,7 milhões de megawatts gerados anualmente e distribuídos para os estados do Nordeste. Participava com 0,10% do PIB do país.

Petrolina tem sua economia concentrada na agricultura e participava com 0,09% do PIB do brasileiro em 2004. O setor de destaque era a fruticultura irrigada, sendo uva, manga, goiaba, banana e coco-da-baía os principais produtos. É um dos municípios que apresentaram os maiores incrementos na economia regional de Pernambuco, resultando na modernização de seu aeroporto, que passou à condição de internacional."

Para saber mais, clique a q u i.

Nenhum comentário: