21 janeiro 2007

Vestibular da Uesc tem abstenção de 10,8%

O índice de abstenção no primeiro dia de provas do vestibular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) alcançou 10,79% (1.555 faltosos), segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). 14.407 candidatos se inscreveram para as provas deste ano. Entre eliminações e abstenções, cerca de 1.600 candidatos já estão fora da disputa por uma das 1.310 vagas nos 26 cursos.

O primeiro dia foi marcado também pela desclassificação dos vestibulandos que, apesar da proibição constante no manual do candidato, compareceram aos locais de prova munidos de telefone celular (mais de 30 desclassificados, segundo a comissão). Mesmo aqueles que estavam com aparelho desligado foram eliminados. A coordenação colocou um carro de som em todos os locais para avisar sobre a proibição.

De acordo com a coordenação do vestibular, candidatos foram flagrados nos sanitários tentando fazer ligações telefônicas. Detectores de metal foram utilizados em alguns locais de prova, dentre eles o colégio Presidente Médici.

O rigor contra os candidatos se deve ao crescente número de fraudes com uso de aparelhos eletrônicos, como pagers e celular. Ano passado a Uesc abriu processo administrativo e expulsou três estudantes do curso de medicina, que usaram terceiros para fazer o vestibular. O caso foi descoberto e a expulsão ocorreu no semestre passado.

O vestibular começou com a realização das provas de língua portuguesa com redação, literatura e geografia. A segunda-feira será reservada às provas de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), história e biologia. No último dia, terça 23, acontecem as provas de matemática, física e química.

Atualizado às 19h47min

Nenhum comentário: