A imprensa oficial
O estudo Mídia e Voto: Um estudo sobre a influência dos grandes jornais nas eleições de 2006 para a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, do pesquisador Gabriel Braga Mendes, dá uma pequena mostra do 'poder' da imprensa na decisão do eleitor. Abaixo, seguem trechos do trabalho, extraídos do ex-blog de César Maia.
1. O quadro 4 indica a vitória eleitoral do bloco negativo (cobertura negativa dos jornais), sob todas as óticas possíveis. Dos 12 deputados com avaliação (cobertura), desfavorável na imprensa, sete ou 58,3% melhoraram a sua votação em relação à eleição passada. No grupo dos 43 avaliados positivamente, apenas 19 ou 44,2% obtiveram mais votos em 2006 do que em 2002.
2. O grupo de deputados avaliados positivamente teve um decréscimo eleitoral de 4,3%, enquanto o conjunto de deputados que tiveram saldo negativo (de cobertura), teve um acréscimo eleitoral de 4,2%.
3. Os vilões têm um desempenho eleitoral melhor do que os "parceiros" da grande imprensa.
4. O cruzamento dos saldos de exposição com os desempenhos eleitorais dos 59 candidatos (deputados estaduais à reeleição), mostrou que, nas eleições de 2006 para a Assembléia Legislativa, não houve qualquer vínculo entre exposição na grande imprensa e resultado nas urnas.
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