Sobre o Pimenta
Alguém já disse que é preferível falar a coisa certa do jeito errado do que falar a coisa errada do jeito certo. Este blog não é dono da verdade, mas tenta fazer um jornalismo diferente do que se vê por aí. Não defende interesses de poderosos e trabalha com a intenção de informar, de maneira inteligente e isenta.
O Pimenta na Muqueca é feito por jornalistas que, obviamente, entendem as dificuldades enfrentadas pelos jornais. Se as grandes publicações sofrem para se manter, as do interior passam perrengue muito maior. É difícil não cair na tentação do dinheiro público e garantir a sobrevivência à custa das chamadas "tetas da viúva".
É claro que isso leva a um jornalismo de qualidade duvidosa, mas aceite-se que seja o possível, pelo menos em termos de veículos mais estruturados, de manutenção mais cara. Existem funcionários, papel, tinta, máquinas, impostos, uma série de custos. Quem pode fazer imprensa independente, tendo contas para pagar no fim do mês?
Resposta: O BLOG. Ele é gratuito, fácil de fazer e não depende de Seo Ninguém, apenas de boa vontade e uma certa inconformação com tudo o que se faz por aí, sob a alcunha de jornalismo. Aqui, o objetivo, como escrevemos no início, é produzir informação de qualidade, com independência. E isso nós podemos fazer com a maior tranqüilidade, pois nossa folha de pagamento é enxutíssima.
No entanto, apesar dos propósitos nobres, incomodamos muita gente. Quando o assunto é Pimenta na Muqueca, alguns implicam com tudo. O blog é petista, é mal-feito, é tendencioso etc. Até com o pseudônimo Toscko a galera sacaneia.
Com relação ao pseudônimo, vale ressaltar que ele se deve ao fato de que o Blog é feito por muitas mãos. Para não colocar o nome de todo mundo, criou-se esse nome fictício. Que seja ridículo, como disparam nossos opositores mau-humorados, mas o bom do blog é poder ser tudo, até ridículo. Não vendemos em banca, só acessa quem quer. E, graças a Deus, podemos comemorar um grande número de visitações e muitos elogios ao trabalho.
Eis o nosso salário. É virtual, não garante a feira, mas é bom e nos dá a ótima sensação de estar sendo útil.
Para não esquecer, quanto ao pseudônimo, o Toscko está em boa companhia. Ao lado, por exemplo, do sambista Julinho de Adelaide, que compôs grandes canções durante o regime militar. Julinho era na verdade o compositor Chico Buarque, que usava o nome falso para enganar os fardados.
A quem disser que vivemos hoje tempos de liberdade, em que cada um pode dizer o que quer, sem correr o risco de sofrer retaliações, perder emprego e o escambau, rebatemos com nossa firme e inabalável dúvida: Cuma?!
7 comentários:
Sou uma traça de jornais On-line e de papel, meu café da manha são eles, pois gosto de ficar bem informado sobre tudo e todos, conheço vários blogs de amigos virtual e carnal, mais confesso sem menosprezar os outros que esse é diferente, tanto que coloca matérias de todos os jornais daqui e da nossa capital, seja da esquerda ou da direita, sei que alguns fabricantes das matérias-primas e escritas desta pagina me conhecem e eu não tenho certeza quem são eles/as, mesmo assim curto diariamente e deixo meus parabéns pra essa galeria fera que cristaliza e materializam informações ate como furo de reportagem virtual que depois vai ser impressa no papel e vendido no outro dia já defasado, deixarei uma perguntinha no ar: O que é mais importante a mensagem ou o mensageiro?, Que a minha consciência responda, e sempre estarei ao dispor deste blog e colaborando com meus pobres comentários.
Risomar Lima
Kel.risomar@gmail.com
Valeu, Risomar. Sua colaboração é preciosa e nos alegra tê-lo como leitor.
É muito bom poder contar com as preciosas e inteligentes matérias do Pimenta na Muqueca.Aos que sentem-se incomodados com o blog apenas podemos dizer:"azar o deles"...Já estamos cheios de tanta maracutaia e tanto blá blá blá..o negócio é parar com tanta hipocrisia e começar a fazer algo que realmente tenha algum valor, a começar pela leitura diária do Pimenta!
Parabéns ao blog!A companheira aqui não vive mais sem essa dose de informação.
Abraços!
Não me envergonho em dizer que sou leitor assíduo do Pimenta, é bom, de graça, não preciso ser assinante. Gosto do jeito que escreve, independência e a mais pura verdade. Continue, esse eu sei que ninguém vai calar, Pimenta na Muqueca é sinônimo de liberdade, a mais pura e tão sonhada liberdade de imprensa, sem interferências. Sucesso companheiros!!!!
Ricardo Bacelar - Itabuna-Ba
Ricardo, tudo de bom p vc. Também somos seus espectadores assíduos. Vc faz a diferença.
Amigos, o blog é bom, mas o endereço é dificílimo de decorar. Q tal um endereço novo e facinho?
AAmigo Edson, coloque no seus favoritos o endereço deste blog.
Abraços,
Risomar Lima
Postar um comentário