22 julho 2007

"A tragédia anunciada do cotonete"

Gilberto Dimenstein
_______________________
A relação entre saúde e educação é mais óbvia do
que a ausência de ranhuras na pista de Congonhas

UM DOS MOTIVOS DA dificuladade de aprendizado de crianças e adolescentes é a baixa audição provocada pela cera acumulada no ouvido. Apenas um cotonete faria um milagre: devolveria-lhes a audição. Essa descoberta foi feita pelo professor de otorrinolaringologia da USP (Universidade de São Paulo) Ricardo Bento depois de realizar, em várias regiões do país, mutirões de saúde.

Estima-se que 18% da população brasileira sofra de problemas auditivos, causados, em parte, pela falta de hábitos rudimentares de higiene.

Para centenas de milhares de crianças e adolescentes, esse detalhe significa não conseguir ouvir direito (ou nem ouvir) o professor.

O milagre do cotonete mostra como o cotidiano brasileiro é feito das mais diferentes modalidades de tragédias anunciadas. Quando a discussão sobre as irresponsabilidades públicas e privadas atinge as elites, como o caso das mortes em Congonhas, vemos um enorme barulho -o que, obviamente, é o certo. Para as tragédias anunciadas dos mais pobres, o barulho é bem menor, revelando uma surdez.

Para ler a coluna dominical de Dimenstein, na Folha, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Zelão Pergunta:

Sêo Dimenstein, se um "mísero contonete" é capaz de fazer tamanho milagre nacional. Imagina então o que aconteçerá ap´´os peaquisa que apontar o "supositório", como a rendenção de todos os outros males dos brasileiros?


KKKKKKKKKKKK