19 janeiro 2007

Aos nobres prefeitos - e marqueteiros (2)

5. O eleitor não agüenta mais desculpas de quem governa e não diferencia os níveis de governo. Se estiver desempregado a culpa é de todos. Só que um deles -no caso o prefeito- será julgado. Mas nem por isso, os governos devem deixar de buscar alocar adequadamente as responsabilidades por atribuições legais.

Isso depende da comunicação cruzada entre os níveis de governo. No caso dos prefeitos nos Estados onde há um novo governador, a tarefa dos prefeitos é facilitada, pois a comunicação de quem entra, ao alocar as responsabilidades no governo anterior, ajuda o eleitor a entender de quem é a responsabilidade. Quanto mais crítico, melhor,...para o grupo político que está no governo municipal.

6. Fatos no terceiro ano como os que estamos acompanhando, como as enchentes, o caso do metrô de SP, a violência exacerbada, e outros, criam uma complexa tarefa a todos. As oposições -se beneficiam-e não precisam, nem devem, tentar capitalizar nada. Seria um desgaste pelo cinismo. As culpas -em geral-estão sendo alocadas e a memória será reativada em campanha em 2008.

A complexa tarefa é de comunicação. Certamente a mídia espontânea é importante, mais que a publicidade paga, nestes casos, porque as matérias serão seqüenciais nos grandes traumas aumentando a taxa de memorabilidade da mídia impressa. Comunicação para distribuição adequada de responsabilidades, comunicação para mostrar presença, determinação, e provar que se está junto com a população. E para o que se está fazendo.

7. Muitos publicitários aconselham sair de cena quando há problemas e deixar em cena os secretários. A partir do terceiro ano de governo, essa tática é no mínimo brincar com fogo. Giuliani -no 11 de setembro- apostou na tática inversa, e seu candidato -Bloomberg- virou um jogo quase perdido.

8. O enfrentamento do problema, a sua minimização, a sua superação e a intensificação da visibilidade das ações destacadas do governo que estão avançando, temperadas por uma -complexa- política de comunicação, pode construir um quadro muito diferente depois do terremoto. Mas há que se pensar, pesquisar, planejar e executar. O jogo já começou!

Nenhum comentário: