20 julho 2007

Vidas trocadas por discursos

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

Banalizou-se a vida a tal ponto que até mesmo as tragédias anunciadas já não comovem tanto como antigamente. A violência urbana do cotidiano dos grandes e até dos pequenos centros populacionais está levando a população a um estado de letargia e de conformismo quase inevitável.

Morre-se aos montões nas estradas mal conservadas, no trânsito caótico das cidades, nas filas intermináveis dos hospitais públicos. Morre-se, morre-se, morre-se! Apenas isso é fato, que se transforma em notícia.

Quase já se apagaram da lembrança nacional as 154 vidas ceifadas na queda do Boeing da Gol. E olha que são passados apenas dez meses. Quando aconteceu, o país tomou conhecimento da existência de uma crise na estrutura aérea do país. O presidente Lula se declarou indignado e deu prazo aos seus ministros para apresentarem uma solução definitiva para o caos que havia se instalado no setor.

Ao modo petista de governar, as reuniões aconteceram aos montões. De um lado as autoridades aeroviárias e as companhias aéreas. Do outro lado, os controladores de vôo que insistiam em denunciar as falhas existentes na infra-estrutura do transporte aéreo do país. Impotente, a população dormia abandonada nos bancos dos aeroportos, aguardando que alguma providência fosse tomada e como sempre acontece, na luta entre o mar e o rochedo; o marisco é quem sofre.

Por denunciarem o caos, controladores foram afastados das funções e até presos. Enquanto membros do governo incapazes e presunçosos mandavam à população “relaxar e gozar”. Neste momento, o país impotente volta a chorar, consternado, a morte de quase duzentos novos compatriotas por um novo acidente aéreo, que de novo só tem as vítimas, pois que era, de há muito, previsto.

Existia a quase certeza de que iria acontecer, só não se sabia onde, quando, ou quantas seriam as vítimas. Só o governo fingia não saber. Eis que, dolorosamente, aconteceu.

Novamente o presidente Lula, tal qual um fantoche, repete as mesmas lenga-lengas; reúne o seu “pseudo” gabinete de crises, cobra as mesmas providências de dez meses atrás, decreta luto oficial por três dias e manda hastear a meio-pau o pavilhão nacional. Isso, como se tudo não passasse de seguir um roteiro pré-estabelecido enquanto não seja quebrada a inércia do seu governo formado por incompetentes. O discurso é o mesmo. As vítimas é que foram outras.

As vaias que o presidente Lula
tomou no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, muito longe de serem fruto da especulação, de fruto de orquestração das elites, podem vir a representar a tomada de consciência do povo brasileiro, tendem a se espalhar por todo o país. O presidente deve saber que pesquisas nada mais são que “uma foto instantânea” que revelam apenas um momento e que podem ser radicalmente alteradas diante de novos fatos.

O caos que se instalou no setor aéreo brasileiro deixou de interessar apenas aos brasileiros. O mundo globalizado se mostra indignado e estarrecido e cobram imediatas providências do governo. Talvez, e só talvez, o presidente Lula se sinta verdadeiramente compelido a tomar providências, por temer ver ameaçado o seu sonho megalomaníaco de estadista do mundo.

Gerson Menezes é publicitário e brasileiro indignado

9 comentários:

Anônimo disse...

Gerson Menezes seria o marqueteiro ideal para Jose Adervan. Ou não?

Anônimo disse...

PERGUNTO AO SENHOR GERSON MENEZES,SERÀ QUE O PRESIDENTE LULA È CULPADO PELAS EXPLOSÕES QUE ESTÃO ACONTECENDO NOS EUA?

Anônimo disse...

O lula é culpado de tudo!! Que simplificação tola.

Anônimo disse...

Lula responde ao anônimo
"Não importa discutir causas. A responsabilidade pela solução dos problemas é do governo, e disso não podemos fugir."
Lula, sobre a crise aérea
in Blog do Noblat

Anônimo disse...

Está decretado:

Lulinha paz e amor é o culpado pelo problema no reverso do motor do avião da TAM.

Anônimo disse...

Gerson Responde:

Senhores:

Quando me refiro ao presidente Lula, o faço por acreditar que seja ele de fato o "Presidente da República" e chefe do governo. Como tal, se cabe a ele o "bônus" dos acertos, também cabe-lhe os "Ônus" dos erros. Já não dá para aplicar sempre o "efeito terfllon" que protege o presidente Lula dos erros do seu governo. Se não sabem os senhores, o fato é que; passados dez meses do primeiro grande acidente aéreo no Brasil, apesar das promessas de revitalização do setor, nenhum centavo foi liberado pelo governo federal. Nenhuma ação consistente foi apresentada. Nada foi feito para diminuir a angústia e a dordo povo brasileiro, até que novas vidas sejam ceifadas, ouviremos discursos vazios.
Perguntem aos parentes e amigos dos que morreram de quem é a culpa?

Anônimo disse...

A culpa é do Lula, foi ele que estava pousando um avião com problema no reverso.

Anônimo disse...

Tô retado.
Lula é o culpado.
Valdir Pires é o culpado.
Gerson é o culpado.
O piloto é o culpado.
O avião é o culpado.
O povo que tava no avião e morreu é o culpado.
Eu sou o culpado.
Vão procurar o que fazer.

Anônimo disse...

Zelão pro Véo Gagá:

Xiii! O Véio é Réu Confesso. Vai ver qui o foi o véio quem soltou uma bufa dentro do avião. Só ele se salvou, porqui está envolto por uma bolha de gases.

KKKKKKKKKK