Hoje, fumacê só amanhã...
Apesar da promessa da prefeitura em fazer a aplicação imediata de fumacê na segunda-feira passada, o trabalho de combate ao mosquito da dengue só deve começar nesta quarta - ou na quinta-feira. Isso porque os carros-fumacês liberados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) somente chegaram a Itabuna terça à noite.
Era 22h10min quando um motorista da Sesab, vindo de Salvador, procurava, atônito, o Hotel Royal, de Zé Orleans, diretor do Hospital de Base até há poucos dias. De tão desorientado, o coitado mais parecia ter sido picado pelo mosquito.
O atraso no início da operação com o fumacê preocupa. Quanto mais tarde o trabalho é iniciado, maior é o risco da cidade sofrer um surto da dengue neste verão, como já alertou estudo feito pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Prefeitura de Itabuna.
Esse levantamento apontou a cidade com o maior índice de infestação de larvas do mosquito da dengue no Brasil. Para cada 100 casas visitadas em Itabuna, 17 apresentaram larvas do Aedes aegypti. O caso foi destaque até no Jornal Nacional, onde a cidade aparece sempre 'mal na fita'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário