Jornalismo mau-caráter
Um fato, mesmo que admita interpretações diversas, é e sempre será um fato. A possibilidade de se analisá-lo sob variados prismas não deve permitir distorções grosseiras. Cada um pode ter a sua maneira de contar uma história, mas o estilo e a organização da narrativa não devem chegar ao ponto de virar a verdade ao avesso.
Para ir direto ao assunto, o fato em questão é a formatura da primeira turma de medicina da Uesc, realizada no último fim de semana. Um evento histórico, que contou com a presença do governador Jaques Wagner. Formandos, pais, convidados e o próprio cerimonial da universidade reconheceram a organização da festa, que esteve a cargo de uma empresa de Itabuna, cuja qualidade do trabalho já é notória.
Agora, como pode esse mesmo evento considerado por todos um espetáculo de organização, ser execrado como se tivesse sido a mais esculachada das festas? Notas publicadas hoje no Jornal Agora rebaixaram o evento ao pior nível, algo que não encontra respaldo em nenhuma avaliação isenta e equilibrada. Até mesmo a jornalista Maria Antonieta, colunista do próprio jornal, cobriu a formatura de elogios. E não foi generosa. Foi justa.
Não deu trabalho descobrir quem escreveu as notinhas desonestas, bem como aferir-lhe os motivos. Trata-se de um pseudo e decrépito jornalista, conhecido por distorcer fatos para construir suas versões bizarras. Não é jornalista, porque não tem respeito pela verdade. E não pensa, porque elabora suas mentiras no intestino e não no cérebro.
É esse tipo de jornalismo, elaborado no aparelho digestivo, desprovido de caráter, que tem produzido as piores aberrações em nossos jornais. Infelizmente, eles estão infestados de elementos que trocam o compromisso com a verdade, a honestidade e o leitor pelo apego deslavado à mentira. E é nesse passo que a credibilidade das nossas bravas publicações vai parar na privada.
P.S.: Não temos procuração para defender a empresa que organizou o evento, mas jamais perderemos nossa capacidade de nos indignar com a safadeza e a falta de caráter.
25 comentários:
Deve ter sido a droga que comeu os neurônios, se é que o tal sujeito ainda os tinha. No ser humano, os mais perversos dos sentidos ou sentimentos são a inveja e a maledicência. A que será a que está aKomeTido o pusilânime?
Certamente a pessoa que postou essa mensagem, que se esconde sob o ridículo pseudônimo de Toscko, não marcou presença na formatura da primeira turma de Medicina.
Vale salientar que o evento estava marcado para as 19 horas, e o governador só chegou às 21 horas, num claro e monumental desrespeito a todas as pessoas (inclusive muitos idosos)que ali se faziam presentes.
Além disso, o auditório da UESC (que já não tem tanto espaço assim) ficou ainda menor, face o grande número de pessoas - muitas vindas até de outros Estados - que ali se faziam presentes.
Como se não bastasse, a despeito de chegar mais cedo ao evento muitas pessoas tiveram de ficar em pé, visto que boa parte dos lugares ficou reservado para as "autoridades", inclusive um certo bioterrorista, famoso não apenas por ter ajudado a introduzir de maneira criminosa a vassoura-de-bruxa na lavoura cacueira, ocasionando prejuízos superiores a US$ 10 bilhões, mas tb por ter tido as contas rejeitadas pelo TCM.
Vale ressaltar que a foma grosseira e chula com que o tal do Toscko se referiu ao jornalista que produziu as notas no Jornal Agora se justifica, uma vez que a empresa responsável pelo evento, a Formandus, pertence ao jornalista Daniel Thame, um dos colaboradores deste blog de qualidade duvidosa e que, certamente, assim como os "companheiros" do PT demonstra um total desequilíbrio diante das críticas...
Eles não aprendem nada. Eles não esquecem nada!!!
o autor do último comentário critica o uso do pseudônimo pelo autor do blog, mas igualmente não identifica. ou seja, é tolo e contraditório. é bem possível q seja o mesmo autor das notinhas desonestas no jornal. observem que ele se trai no final do comentário, quando se refere às "denúncias" e bioterrorismo. Ou seja, o falso jornalista se utiliza do jornal que lhe garante emprego para destilar suas idiossincrasias políticas. Amigo, separe as coisas e aprenda a utilizar o jornal para fazer jornalismo e não uma destilaria da sua pobreza de espírito. Argh!!!!
Digo, não se identifica.
Os jornais de Itabuna, em geral, são de uma pobreza... Por isso, a minha estranheza do bróg em se rebaixar para falar destas publicações.
Me poupe, me economize!
Qualidade duvidosa??? Esse cara deve ter pirado, mas se ele trabalha onde estou pensando, é especialista em "qualidade duvidosa"...
Para mim, o blog é bom e ocupa um espaço que faltava no jornalismo local. Chega de jornais que só publicam releases, nós queremos informação de verdade.
Parabéns ao seu Pimenta Malagueta. De forma elegante, mas contundente, soube expor o tipo de jornalista que dispomos em certas redações.
rsrsrs... separar as coisas pros pestiats é o mesmo que: escreva notas apenas favoráveis ao partido, e não notas contrárias.
Pelo que li acima, em nenhum momento está escrita a palavra "denúncia". Já li e reli as notas acima e em nenhum momento constatei a existência dessa palavra.
Vai ver que o tal do Toscko faz parte da população composta por analfabetos funcionais, que corresponde a 75% da população brasileira.
É fácil entender o pq dessa nota. O dono desse blog inclusive permanece no anonimato justamente para poder defender essa empresa de formatura.
Tanto é que ele não teve até hj coragem de revelar sua identidade.
Tá tudo explicado gente...
peraê gente, dizer que a colação de grau foi maravilhosa e linda é brincadeira!
Quem tava lá na colação viu que o sistema de refrigeração estava uma droga, além do atraso de 2 horas para começar a solenidade.
A festa de formatura todos sabem que ela foi perfeita. Não faltou absolutamente nada, além do som do lordão que agradou a todos.
Caro bloguista, não é pq o dono da empresa é um dos colaboradores do blog que vc precisa ficar elogiando a colação de grau que realmente não foi nada agradavel.
Aprenda a separar a festa de formatura (maravilhosa) e a colação de grau (fiasco)...
Por que esse anônimo não se assume? Será que, agora, ele está dando expediente lá no centro administrativo Firmino Alves?
Na segunda fila das "autoridades", estavam o secretário municipal de saúde, Jessuíno Oliveira, e o vice-prefeito Capitão Azevedo, representando o asqueroso!
CRIME DO VAQUEIRO
Jornalistas, façam matérias sobre o crime do vaqueiro. Queremos novidades sobre o caso.
Marcos Gomes será mesmo preso, como quer o delegado Nélis Araújo???
Ué, cadê os anônimos? Sumiram?
Blogueiro, essa formatura foi do caralho,hem?
Queria informar que a insatisfação dos jornalistas reside no fato de alguns deles qerer puxar o saco do governador. Na negativa, usaram suas conexões para tentar melar a imagem da festa. O resto é bobagem, querido.
Além do mais, por que vocês não fazem uma matéria sobre o 'esquecimento' do reitor Tatá em relação aos demais cursos da Uesc. Veja o caso de Direito, que está fora do selo OAB Recomenda. Esse reitor...
O Agora desrespeitou até o próprio fundador da publicação, o jornalista multimídia Ramiro Aquino, que participou da festa.
Se age assim com o sócio, o que não faz com os inimigos?
esses jornais estão precisando de ombudsman... chega de maltratar os nossos neurônios.
Nunca ví nota causar tanta repercussão. Deve ser pela qualidade do texto, que tratou de maneira correta a sacagem do Diário dos Gomes. Também o dono foi à posse do comunista na Bahiagás...
tive a oportunidade de ir à formatura de Medicina, acompanhado dos meus pais e de minha avó, q é uma senhora de 84 anos, e pude verificar realmente q a organização do evento deixou a desejar em diversos aspectos.
O atraso do governador foi um completo desrespeito a todos os q estavam presentes no auditório, inclusive aos próprios eleitores dele, pois sei de muitas pessoas q foram à formatura apenas para ver o governador, e tb se sentiram desrespeitads por ele.
Ora, se já sabiam q o governador não chegaria no horário previsto, por que não marcarm a cerimônia para as 20 ou 21 horas?? Não seria mais elegante para com as pessoas presentes??
Por que não deixaram entrar com água no auditório?? Tentei entrar por umas duaz vezes para levar água para a minha avó, uma pessoa idosa, e simplesmente me barraram.
Vão negar q o sistema de refrigeração do auditório tb não estava adequado??
Pq não ligaram o ar condicionado no máximo pelo menos uma ou duas horas antes do horário do evento??
Quanto a festa, realmente foi muito boa. O buffet era de qualidade e as bandas eram boas.
Mas com relação à cerimônia, é preciso dizer q ela deixou muito a desejar, e digo isso não apenas por mim, mas tb por muitos amigos meus, os quais inclusive saíram mais cedo do evento por não suportar o calor do ambiente.
Espero q as críticas q foram feitas - bastante pertinentes por sinal - sirvam de lição para q na próxima cerimônia q a empresa fizer não cometa os mesmos erros cometidos nessa formatura.
Fica a lição!!
Aproveito para lamentar tb o fato de as colações de grau serem permitidas apenas no auditório da UESC. O Centro de Convenções de Ilhéus, por exemplo, me parecia muito mais adequado para um evento desse porte.
Só não vê quem não quer. Todos estão de acordo que a festa de formatura no Boca do Mar realmente foi um espetaculo. Uma das melhores festas de formatura ja realizada em nossa terra. Mas convenhamos, a colação de grau deixou a desejar. Não pela falta de beleza, ou apresentação. Mas sim pelo espaço do auditório da UESC que ficou pequeno para tanta gente. Sem contar o calor (problemas na refrigeração) e o atrasado para começar a colação de grau...
Fora isso, a festa do boca do Mar foi de tirar o chapéu!
Com um depoimento tão rico, porque o sr. "anônimo" acima não se identificou? Falou na vovó, nos pais, nos amigos... faltou assinar o comentário, né?
Meu caro Toshko (??), tem gente frustrada e incompetente destilando seu veneno, com riso de hiene aloprada. Cuidado, deve ser aquele mesmo personagem que vive de futricas...
E a direção do jornal, o que tem a dizer sobre isso? Vamos esperar a edição de amanhã. O caso revela uma sacanagem sem tamanho com um sócio do jornal (sócio e fundador).
Tava aqui Imaginando se dia 1º de Janeiro de 2009 se o tal de Cuma passar a prefeitura para Renato Costa ou outro que não seja nem da parte de um Coronel e nem o petista safado, voces vão continuar brigando? vão se sustentar de um blog? ou vão tirar o sustento para fazendo essas formaturas meia boca
Postar um comentário