25 agosto 2007

Conversa de gente adulta

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

Diante do tabuleiro político, existe espaço para uma conversa de gente adulta. E foi assim que agiram a deputada Ângela Sousa e o grupo do Padre Nildemar. Em jogo estava o controle do Diretório Municipal do PSDB de Ilhéus.

.

Incendiados por emoções, os dois grupos não estavam chegando a um acordo que possibilitasse o equilíbrio de forças, cuja somatória poderá eleger prefeito de Ilhéus, em 2008, o Padre Nildemar ou um nome indicado pela deputada Ângela. Sentimentos individuais estavam se sobrepondo aos interesses maiores da sigla e, porque não dizer, do povo ilheense.

.

A contenda trouxe a Ilhéus, neste sábado, dia 25 de agosto, as principais lideranças do PSDB na Bahia: O presidente da Executiva Estadual Antônio Imbassahy, o deputado federal Juthay Magalhães, o vice-presidente da Executiva Estadual, Ubaldo Dantas, e a mediação de José Adervan, que nesse mesmo dia foi eleito presidente do Diretório Municipal do PSDB de Itabuna.

.

Bastou a mediação equilibrada, porém exercida com firmeza e visão política, exercida pelos principais líderes do PSDB da Bahia, para que a paz voltasse a reinar e o entendimento fosse celebrado em torno da mesa no hotel Jardim Atlântico, onde foi servido um saudável almoço.

.

A paz aconteceu para tristeza de muitos que apostavam e desejavam um rompimento definitivo dos dois grupos que, juntos, poderão dar um basta à mesmice e resgatar a imagem de paz na política e de progresso ao povo de Ilhéus.

.

Na política, não existe o “não definitivo”. O PSDB de Ilhéus deu mostras de que está imbuído dos postulados democráticos do PSDB nacional: - Discutir as divergências, fazer confluir as idéias e delas fazer nascer um projeto de resgate do poder em nome do povo brasileiro.

.

A grandeza do PSDB de Ilhéus se mostrou tão grande quanto são os objetivos em prol do povo ilheense. Ficam os exemplos a serem seguidos pelas demais agremiações que fazem política naquela cidade. O povo está cansado de ser manipulado para atender interesses pessoais e politiqueiros, como se a bela e pujante São Jorge dos Ilhéus fosse e pudesse ser tratada como a abjeta mercadoria de troca.

.

Parabéns a todos os envolvidos nas discussões. Gente adulta e politicamente madura conversa assim.


Gerson Menezes é publicitário - e também atua como juiz de paz!

7 comentários:

Anônimo disse...

Gerson:

Você apresentou o problema, escreveu, escreveu, escreveu; teorizou, tergiversou e não concluiu.
Pergunta seca: quem hoje controla o PSDB de Ilhéus é Ângela ou o Padre Nildemar?

ATÔNITO

Anônimo disse...

Sinto muito o comentarista desse artigo dar tanto destaque a esse fato. O PSDB já teve sua chance de ouro em Ilhéus, e não soube aproveitar. e Também não é possível que, depois de Olimpio, Jabes e Valderico, depois de tantas cabeçadas dadas, o povo ilheense não acorde que a solução para a cidade é ampliar a participação popular, através da oitiva organizada e qualificada dos cidadãos dessa cidade, e isso só pode ser feito através de uma força política popular (e não populista...), não autoritária e democrática de espírito e carne. Isso só se faz com mobilização popular e participação das entidades representativas (legítimas, é claro...)da sociedade civil, promovida por governantes comprometidos, antenados e fiscalizados. Meus pêsames se uma das opções de Ilhéus estiver entre Ângela, que luta mais por cargos do que pela cidade, e esse ilustre desconhecido clérigo. Chega de aventureiros na politica de Ilhéus!

Anônimo disse...

Zelão Pra Sêo Anônimo;


O sinhó não sabe ler? Não tô falando de "ler de carreinha", tô falando de ler e enteder o qui tá escrito. Pela missiva e pelos comentários, tá na cara qui é um "petista de carterinha", logo, sabe o que é "ganhar cargos". Sendo petista, como ainda ousa falar em "participação popular, governo do povo e etc...etc", lenga-lenga que o PT usou e abusou até chegar ao poder e transformar o Brasil em uma Republica Sindicalista, na qual não é a competência para o cargo que importa, mas, e sobretudo a indicação da "célula do partido".
Não venha pra cá "com esses peitos moles a me dizer que é moça virgem". Se for o Dr. Rui Carvalho o indicado (se for),não esqueça que Rui serviu a Jabes Ribeiro com denodo e até porque não dizer AMOR, sujeitando-se a todo tipo de humilhação, na espectativa de ser ungido com as bençãos políticas de Jabes.
Se for Nilton Cruz, pegue antes a "ficha corrida" no cartório de Protestos e Títulos, e procure se informar melhor dos negócios que ele mantém com Geraldo Minha Pedinha Oliveira Simões, pois, caso ocês o elegam, Ilhéus só mudará de donos no "balção de negócios".

Zelão o Estripador da Verdade

Anônimo disse...

Gerso Para "Anonimo Disse":


Quando existe negociação e dela nasce um acordo, fica claro que; as forças envolvidas nas discussões tiveram os seus pontos de vista aquilatados e absorvidos pela outra força e se sentiram satisfeitos. Além do mais, o PSDB não tem "donos". Tenho dito.

Anônimo disse...

O dono do PSDB é Ubaldo Dantas. Adervan vai levar um 'pito' de Ubaldo caso resolva mijar fora do penico.

Tenho dito!

Anônimo disse...

Caro Gerson,
Excelente como você descreve a mediação que acabou em entendimento
Juntos presenciamos como é que se faz política.
Não podemos concordar, com os que não entenderam suas colocações e partem para o ataque gratuito a Deputada Ângela, que se dedica diuturnamente as demandas da nossa região.
Um grande abraço.
Roberto Freitas.

Anônimo disse...

Caro Gerson,
Excelente suas colocações,estivemos juntos nessa mediação que demonstra como se faz política.
Não podemos concordar, com os que não souberam interpretar e atacam gratuitamente a Deputada Ângela Sousa, que vem exercendo seu mandato com indicação de muitos projetos para o desenvolvimento da Bahia e principalmente da nossa região.
Em tempo: os leitores precisam diferenciar o legislativo do executivo.
Um grande abraço.
Roberto Freitas.