21 agosto 2007

Pacto com o diabo

Zelão, membro da O.D.



Véio! Qui tá muito difícil a gente arrumar uma boquinha pra se fazer todo mundo sabe qui tá. Mas, daí a gente fazer pacto inté cum o diabo, lá se vão outros quinhentos.

.

A gente sabe qui o diabo é generoso e cumpridor dos compromissos assumidos. O diabo (na acepção da palavra) é que o “demo” é também um excelente cobrador do que a ele é prometido.

.

Vem-me a cabeça essa metáfora, revendo tudo o que tem acontecido em Ilhéus nos últimos tempos. E revendo, me deu um “nó cabeção”. Para princípio da conversa, eu já nem sei quem é o diabo-mor, ou se até mesmo existe, ou se satanás não já foi deposto e, hoje, quem governa de fato não é uma junta de aprendizes de diabos.

.

Juro que não me atrevo nem a enumerar quantos são os diabos governantes. A cada dia, falsos anjos e arcanjos que juravam, em nome de Deus, só servirem a um senhor, revelam verdadeiramente a qual senhor verdadeiramente serve. De Jabes a Roland, é um Deus nos acuda. Dá até para se imaginar que, ao se juntarem ao diabo, refutam a velha expressão: - O diabo não é tão feio quanto parece!

.

Hoje, olhando bem, já não vejo o Val Di Rico, com pés redondos, rabo cumprido, chifres na testa, olhos vermelhos, soltando fogo pelas narinas e exalando odor de enxofre, como o via até algum tempo atrás.

.

Acredito até que existe uma “satanização exarcebada”. Caso contrário, como poderia tantos “anjos e querubins” da vida pública ilheense terem se juntado a uma figura tão horrenda? Qual teria sido o pacto firmado com sangue (do povo)? Quais seriam as benesses recebidas e qual será o preço a ser pago? Ou será, que a, exemplo da expressão cristã “Deus lhe pague”, os “news adoradores do diabo” pensam em dar um calote na hora do pagamento?

.

Tenho rezado muito para também não cair em tentação. Temo que o diabo seja dotado de “argumento$ ire$$i$tívei$” que me façam jogar à fogueira o meu resquício de fé nos homens. Sabe, meu véio, tô achando que até mesmo o Senhor Bispo Diocesano de Ilhéus, sabedor do “poder do diabo”, tem se omitido em desafiá-lo, e, por isso, tem permanecido calado, recolhido em suas orações, esperando a interferência divina.

.

Na próxima manifestação pública para tirar Val Di Rico do poder, ao invés de faixas e cartazes, acho bom distribuir rosários e água-benta com o povo. Caso contrário, será como diziam os mais velhos: - O diabo governa a cada sete anos. Ai véio, nem adianta rezar, porque Val Di Rico ainda tem 16 meses de governo e garantirá mais três ao seu sucessor.

.
Orai irmãos!

.

Zelão

Nenhum comentário: