29 novembro 2006

Contra a dengue, Jesuíno usa sua arma: A PENEIRA!!!!


Alguém precisa avisar ao secretário de Saúde de Itabuna, Jesuíno Oliveira, que o risco de um surto de dengue deve ser encarado com seriedade e não adianta duvidar da pesquisa feita pelo Ministério da Saúde.

Em release distribuído pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, Oliveira tenta desacreditar o levantamento do MS, alegando que só foram inspecionados 20% dos domícílios. É o mesmo que duvidar de uma pesquisa nacional do Datafolha, que tenha ouvido "apenas" 6 mil pessoas.

Além disso, falar que a dengue está sob controle porque em 2006 só foram notificados 119 casos (contra 3.794 em 2005) é outra forma de tapar o sol com a peneira. O bravo secretário deve saber que é dentro em breve, com a chegada do verão, que as larvas existentes nos milhares de focos encontrados em Itabuna vão se tornar mosquitos adultos e fazer a festa na cidade.

Com relação aos índices de infestação, o Ministério da Saúde considera que a situação ideal é menos de um foco para cada 100 casas. Acima de 1 até 3,9 a situação é de alerta e o ponto crítico se dá quando existem mais de quarto casas infestadas em um grupo de 100. E quando há 17, a situação é de quê? Para nós, só pode ser de desespero.

Nenhum comentário: