30 novembro 2006

Sena Gomes tem 15 minutos de fama - outra vez!

O pesquisador Sena Gomes fez grande sucesso na CPI do Cacau, ontem, na Assembléia Legislativa. Ouvido pela comissão, o ex-chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), da Ceplac, disse que encontrou em sua sala, em 1989, quando dirigia o setor de pesquisa, um saco com galhos de cacaueiros infectados pela vassoura-de-bruxa.

Segundo Sena Gomes, junto com o saco havia um bilhete. Nele, a frase: “vão procurar vassoura-de-bruxa em outros locais, idiotas”. Para os membros da CPI, esse é mais um forte indício de que a praga foi disseminada na região sul do estado de forma criminosa.

Para o blog, convém à comissão investigar a vida pregressa do próprio Sena Gomes. O pesquisador teve outros 15 minutos de fama em 1996, com aparições freqüentes no Jornal Nacional, da Rede Globo, numa série de matérias do excelente repórter José Raimundo. As matérias não falavam de coisa boa sobre Sena Gomes.

O pesquisador apareceu nas telas do telejornal mais famoso do País porque havia sido acusado de vender material genético e resultados de pesquisas para fazendeiros e empresas privadas. Chegou a ser detido quando deixava a sede da Ceplac, na rodovia Ilhéus-Itabuna.

No momento da detenção, seguranças da Ceplac encontraram material genético resistente à vassoura-de-bruxa no carro de Gomes. A partir daquele momento - e durante um bom tempo -, o órgão de pesquisa do cacau passou a revistar todos os veículos que entravam e saiam da sede.

Nenhum comentário: