05 agosto 2007

NEWTON E A SUA “COMISSÃO DE TRABALHO”

Roberto Rabat
R2cpress.com.br


Quando foi dito que, “neste momento, administraremos através de uma COMISSÃO DE TRABALHO - tipo força tarefa - para organização administrativa”, a platéia aplaudiu. Quando registramos a síntese da posse, a sociedade aprovou. Então não será inteligente, pra não dizer burrice, se o prefeito empossado, Newton Lima se afastar muito disso, do prometido, do aplaudido. Secretário, nos últimos tempos, foi associado a conduta irregular e descompromissada e, mais comum, interessado no pessoal em detrimento do coletivo. Isso, evidentemente, com algumas poucas exceções.

É claro que se faz necessário um cabeça, aquele que vai assinar, determinar, conduzir. O que precisa ser mantida é a imagem de uma grande mesa no centro do salão nobre do PALÁCIO PARANAGUÁ e, nela, as cabeças pensantes decidindo juntas. Foi isso que “emplacou”. O grupo, ali sentado, representando os interesses de toda uma sociedade discutindo, analisando, estabelecendo prioridades.

O povo, do lado de fora, com a certeza de que depois de cada ‘sentada’ benefícios surgirão. Essas coisas que testemunhamos de “cada um na sua”, trancadinho, sentadinho com seus apadrinhados buscando a locupletação devem ser banidas. Isto está muito vivo na memória do ilheense que, por nada desse mundo, quer que isto volte a acontecer.

Newton é conhecido, criado na praia da Catedral, ninado no Mário Pessoa, engatinhou no ginásio de esportes, ‘cortou’ a Paranaguá milhares de vezes para os bancos. Foi da barca da ‘cristaleira’, é da missa, da procissão e, por isso, é fácil chegar nele. Um grito, um ei! e ele, com certeza, pára porque foi sempre assim.

Todas as experiências negativas parecem que, por encanto, desapareceram, foram sepultadas por uma razão MUITO SIMPLES: um dos nossos está no comando. Veja, Newton, o tamanho da sua responsabilidade que, muito mais do que antes, ultrapassa os limites do gestor. Está em jogo, além da rotina administrativa, a confiança depositada no amigo, colega, torcedor, fã, conhecidos e, sem dúvida, dos desconhecidos.

Ilhéus está apoiando, a Câmara fechou legal com você mas, fique atento porque esse filme nós já vimos. Contrarie os interesses de um, tire um administrador de distrito, mexa num afilhado de vereador que você achará seu primeiro opositor. É assim mesmo. Nada mudou!!!! O que mudou foi a possibilidade de dias melhores que está tomando forma na cabeça da sociedade ilheense. E aí está o grande desafio.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra

2 comentários:

Anônimo disse...

Se todos escrevessem como nosso amigo Rabat, por certo teríamos uma impresa mais responsável.
Concordo com quase tudo do que ele afirma nesse singelo, mais consciente artigo, sei lá, comentário. Mas, o que importa e preocupa é que, enquanto o Newton estiver no cargo quem manda é Alisson, Jailson, Zeri e uns poucos dos seus familiares. E o mais grave, até o grande jurista "cobra pequena".
Não suporto mais esse filme. Estou com voce Rabat.

Anônimo disse...

...isso Rabat.. e o Newton vai ter que mexer... Não dá prá continuar como está, por exemplo: A Chefe do SAC recebendo pela Prefeitura, o Filho da Defensora Pública recebendo pela prefeitura e outros e outros que se formos listar... E o pior que todos lotados na Procuradoria Jurídica e prestando serviços em outros locais. Como é que não mexe...