Cacique continua preso
"No dia do índio, a tribo Tupinambás da Serra do Padeiro, em Buerarema (a 450 km de Salvador) não tem o que comemorar. Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, está detido no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, desde anteontem.
Representantes da Funai e da tribo informaram que o cacique teve sua prisão decretada por se negar a comparecer a audiências.
O que não foi confirmado, pois o juiz estava fora da cidade.
Babau teria que prestar esclarecimentos sobre a invasão à Prefeitura de Buerarema, em março do ano passado, e a apreensão de veículos que estão na aldeia desde janeiro deste ano. Na época, o grupo acusou a prefeitura de retirar cascalho de suas terras para fazer terraplanagem.
A irmã do cacique, Glicéria Jesus da Silva, diz que eles não sabem o motivo da prisão. “Ele estava participando de uma reunião na Funai quando a Polícia Federal o levou. Nem os policiais sabiam o porquê da prisão. Nós vamos ficar aqui (em frente ao presídio) até ele ser liberado”.
Segundo o assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Valdir Mesquita, até o final da manhã de ontem a procuradora da Funai, Ana Maria Carvalho, não havia tido acesso ao processo".
JORNAL A TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário