14 abril 2008

Essa turma do futebol diz cada uma...

Ramiro Aquino

O anedotário em torno do futebol é fantástico. Muitas coisas viram piada, mas alguns casos foram fatos que realmente aconteceram e que são narrados em qualquer rodinha onde se reúnam cronistas esportivos e se fale de futebol. Alguns colegas chegam a colecionar essas pérolas e vez por outra ouvimos "maravilhas". Para esta crônica reservei algumas dessas estórias engraçadas.

O artilheiro Beca, que andou pelo Itabuna da Bahia na década de 80, fazendo uma famosa dupla com Gerson Sodré, chegando a ser artilheiro do campeonato e indo até jogar no exterior, é uma dessas personagens folclóricas. Quando um repórter fazia aquela criativa pergunta "como está você para o jogo de hoje?" ele invariavelmente respondia, também com criatividade recíproca: "Eu e meus companheiros estamos muito bem, física e psicologicamente, e vamos dar tudo de si para fazer uma grande partida".

Sinval foi um excelente meio-campo do futebol amador do Sul da Bahia nos anos 60, mas o que tinha de intimidade com a bola, era seu contraponto no que se referia às palavras. Ele costumava inventar alguns adjetivos para tornar as suas entrevistas mais elegantes. De certa feita um repórter foi fazer uma entrevista gravada com ele, que pegou o microfone do gravador e saiu-se com esta: "É com grande satisfação que pego neste mimoso microfone..."

Leia a íntegra da crônica no portal grapiúna O Plural

Nenhum comentário: