18 abril 2008

Guardado a sete chaves

O secretário estadual de agricultura, Geraldo Simões, afirmou ao Pimenta que o governador Jaques Wagner e o presidente Lula farão, a qualquer momento, um pré-anúncio das condições de renegociação da dívida dos produtores de cacau.

Geraldo evitou antecipar pontos da renegociação, "já concluída", mas garantiu que ela se dará em condições bem melhores do que as que estão sendo feitas com outras lavouras e que somam mais de R$ 80 bilhões.

A conversa do blog com o secretário, por telefone, aconteceu na manhã desta sexta-feira. Ele está confiante. "De todos os planos já negociados desde os anos 30, este do cacau, de longe, é o melhor".

Segundo ele, há muita dor de cotovelo de deputados por conta das melhores condições dadas à lavoura de cacau sul-baiana em comparação com a renegociação para outras culturas.

- A região cacaueira vai ficar devendo essa a (Jaques) Wagner -, diz.

O governador, acrescenta o secretário, foi indispensável para garantir aos fazendeiros da região a margem diferenciada em relação a outras culturas e, ainda, o acesso a novos créditos. A renegociação está embutida num pacote de R$ 2,3 bilhões para o sul da Bahia, dentro do PAC do Cacau.

Segundo informações de bastidores, o abate da dívida será de acordo com o porte do produtor. Nos casos de micro e pequenos cacauicultores, o abate chegará a 80%. Os maiores terão um perdão entre 40% e 50% dos créditos devidos.

Prévias petistas
O secretário está em Itabuna nesta sexta-feira, onde participa de compromissos oficiais e trabalha para somar mais apoios à pré-candidatura da esposa, Juçara Feitosa, à prefeitura de Itabuna.

O secretário também conversa com diversos filiados e, segundo este blog apurou, já conseguiu tirar de Iruman Contreiras o apoio de parte considerável da esquerda do PT. São votos indispensáveis para Iruman assegurar a realização das prévias petistas.

Para que as prévias aconteçam, são necessárias 135 assinaturas dos 1.400 filiados do partido. Ou que um terço do diretório opte pelas prévias. O prazo para inscrição de chapas e apresentação das assinaturas acaba às 18h, hoje.

5 comentários:

Anônimo disse...

Atento,
Seu pimenta, segundo resolução do Diretorio Nacional do Pt,de outubro de 2007, o prazo de incrição de chapa para previas, deverá ser realizado observando-se um intervalo minimo de 21 dias, não podendo ultrapassar a data de l5 de maio de 2008(ULTIMO DIA DE INSCRIÇÃO 24 DE ABRIL 08)

Anônimo disse...

Martí de luneta, em primeira mão;


Se para a lavoura cacaueira esse é um bom anúncio, no bom estilo comunista Haroldiano Lima, para o PT Itabunense também, afinal de contas o grupo Reencantar o PT ou seja o grupo Alfa do militante França do São Pedro e de Rui Delmondes da califórnia, foram convencidos pelo secretário a não disputarem prévias, através de argumentos fortes, do tipo emprego na ADAB e futuramente uma secretaria no governo da Imperatriz Juçara I.

É ou não é para a região e a cidade de Itabuna estarem felizes?

Anônimo disse...

Dá-lhe Geraldão, massacra os fariseus.

Anônimo disse...

è seu Pimenta, o que uma boa canetada não faz naqueles de inconsistência ideológica...

Anônimo disse...

Ex-gold boy

Ficaremos felizes se a renegociação do cacau torne-se, realidade.Uma grande causa abraçada pelo nosso Secretario de Agricultura Dr. Geraldo Simões,Pesquisando o historico das pequenas causas , negociadas e assinadas pelo Secretario existe calote. Pequeno é verdade mais CALOTE.