10 abril 2008

O Brasil, os nordestinos e a TI

- Só 11% dos nordestinos têm computador em casa

- 17% dos domicílios possuem PCs plugados na net


"Um balde de água fria. Assim pode ser resumido o efeito que o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2007-2008 reservou para o Brasil.

Divulgado ontem, o estudo anual feito pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) aponta que o Brasil caiu seis posições no ranking geral elaborado pelo Fórum e passou a ocupar a 59ª posição entre os 127 países analisados (ver quadro). É um resultado, no mínimo, intrigante.

O ano passado foi sem precedentes para a indústria de computadores e de telecomunicações do país. Mais de 10 milhões de PCs foram comprados no Brasil. O país ultrapassou a marca de 120 milhões de usuários de telefone celular.

Não é de hoje que o internauta brasileiro é o que passa mais tempo conectado à internet em todo o mundo. O que, então, explica a queda abrupta no ranking? "Temos que considerar um conjunto de fatores, e o que vemos é que o Brasil tem problemas estruturais", disse Irene Mia, co-editora do relatório e economista sênior de competitividade global do WEF.

O relatório mostra que, se colocado ao lado de seus maiores vizinhos latinos, ou ainda dos principais concorrentes internacionais do mercado de TI, até que o Brasil não fez tão feio. Está apenas uma posição atrás do México (58º ) e 18 à frente da Argentina. De maneira geral, o cenário tecnológico também está relativamente próximo do que se vê na Índia (50ª) e na China (57ª )."

Clique aqui e leia a reportagem completa do Valor Econômico.

Nenhum comentário: