16 abril 2008

Sena conversa

O prefeiturável Luís Sena (PCdoB) vai se encontrar hoje com Iruman Contreiras, que deve disputar prévias com Juçara Feitosa e Gilton da Ceplac, para a escolha do pré-candidato petista a prefeito de Itabuna.

Sena, que aparece bem nas pesquisas recentes, tem o PSB do presidente da Câmara Edson Dantas como aliado de primeira hora. Os dois são pré-candidatos a prefeito e, juntos, somam um percentual que os coloca com boas chances na disputa.

Mas o vereador comunista afirma que não está fechado a novas possibilidades e a ordem é conversar com todo mundo no arco de partidos de centro-esquerda. "Nosso objetivo é reaglutinar as forças progressistas", argumenta.

5 comentários:

Anônimo disse...

Zelão, Comenta:

Dentre as forças ditas "progressistas" estarão:DEM, PMDB e PSDB e tantos outros, com tanto, que seja garantida a vice a Sena, e a coligação na Proporcional, que garanta a eleição dos 02(dois) vereadores do PCdoB, justo porque, o PT não admite coligar-se novamente na proporcional com o PCdoB.

Anônimo disse...

Seu Zelão,
Em todos os espaços públicos onde observei o debate político sobre as eleições municipais, sempre que alguém colocou o nome desse vereador do PCdoB, ele foi bem recebido. É um nome leve na política de Itabuna; uma das menores rejeições das últimas pesquisas.
Acredito numa possível candidatura majoritária do vereador Luis Sena e penso em votar nele caso o quadro dos candidatos de plantão não mude e seu nome se mantenha crescente nas pesquisas. Por candidatos de plantão entenda-se "Os dois Capitães de Areia" ajudantes de CUMA, Jussara e Geraldo, etc, etc, etc.
Quanto à disposição do nome do DEM e PSDB enquanto progressistas, mesmo por ironia é uma maldade encomendada...

Anônimo disse...

DESRESPEITO EM CENA NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Em dias passados fomos até uma agência bancária e observamos o total desrespeito para com os consumidores usuários dos serviços bancários. Tivemos a impressão que a instituição estava atendendo-nos por “favor”.
O que mais nos indignou era a submissão dos consumidores a cena, sem qualquer tipo de reação e achando normal aquela “fila indiana” incomensurável, esquecendo ou não sabendo como requisitar ao responsável legal que tomasse uma providência para solucionar o caso.
O comportamento de algumas agências bancárias é ilícito, o qual ignora a dignidade dos consumidores que, diariamente, dirigem-se aos guichês de caixa, quando passam, não raro, nas enormes filas, tempo muito superior ao que permite a Lei e a razoabilidade, numa situação visivelmente humilhante e vexatória.
É claro que não podemos generalizar a situação aqui relatada, pois temos ótimas agências bancárias que respeitam os seus clientes/consumidores. Embora eu não as conheça e até suponho que dentre os clientes vítimas de negligência do não cumprimento do tempo de fila, estejam alguns dos vereadores que aprovaram a lei dos 15 minutos numa fila bancária.
Ainda não conseguimos compreender o porque das filas para idosos, se a Lei é clara na destinação de atendimento preferencial aos nossos velhinhos. Isso significa, que jamais deveriam haver filas de idosos; estes deveriam sempre ocupar os primeiros lugares de filas únicas em qualquer agência bancária, ou casa lotérica.
Em verdade essas instituições que violam os consumidores não violam apenas à legislação do Município, mas aos princípios do Código de Defesa do Consumidor, a exemplo da boa-fé objetiva, e causa dano moral a pessoas indeterminadas, a exemplo daquelas pessoas anônimas que, se dirigiram aos caixas de atendimento em maior ou menor intensidade. O dano moral é flagrante, pois as pessoas que, estão nas “filas intermináveis” sentem-se desprezadas, ridicularizadas, impotentes, e são vistas, aos olhos de qualquer cidadão, que, perceba a cena dantesca, como seres insignificantes social e economicamente. Sempre com o devido respeito foi esta impressão que a imagem grosseira nos gerou nesse lastimoso dia.
Em verdade, maior além das legislações municipais, devidamente reconhecidas como legais e constitucionais pelos Tribunais Superiores e do Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil permite imputar responsabilidade as pessoas, no caso presente as agências bancárias, por ato ilícito, na medida em que, sua omissão voluntária, ao deixar de investir nos guichês de caixa, a exemplo da ampliação do quadro de empregados, viola direito do consumidor, de ser bem atendido e em prazo razoável, causando-lhe dano moral, pois lhe atinge a dignidade.
Não se pode admitir que instituições financeiras, com lucros notoriamente vultosos já divulgados por renomados profissionais da área inclusive no Jornal AGORA, trate o público em geral, ou seja, seus clientes/consumidores com desrespeito e em total afronta ao Código de Defesa do Consumidor.
Em suma, cabe à sociedade civil movimentar-se e coibir cenas reprováveis que ocorrem dia-a-dia em todos os lugares, e aos poderes públicos zelarem pela boa aplicação do conjunto de Leis oriundas do nosso Ordenamento Jurídico pátrio.

Val Cabral – Radialista
Programa Sem Papas na Língua/ Rádio Jornal (560), 14h.
pvitabuna@bol.com.br

Anônimo disse...

Cap. Nascimento diz:

Sim Val, e onde Sena entra nessa história?

Anônimo disse...

Amigo Pimenta,

Sena é um bom nome para governar o nosso município, acredti oque ele deve procurar realemente pessoas que possuem ideiais progressistas e que também sejam boas de voto, ou melhor, que comunguem com o ideal do povo. Agora pergunto: quem é Iruman? Alguma liderança indigena da tribo Pataxo ou Tupinambá, me digam quem é, pois sou daqui e o mesmo para o meu conhecimento é desconhecido.
Abraços desolado!