18 abril 2008

Souto, DEM e sucessão

Marco Wense

Depois de Salvador e Feira de Santana, respectivamente o maior e o segundo colégio eleitoral da Bahia, a sucessão de Itabuna é a que provoca mais atenção na cúpula estadual do DEM, presidida pelo ex-governador Paulo Souto.

Uma coligação do PMDB com o DEM em torno da candidatura do peemedebista Capitão Fábio, mesmo com a indicação de um democrata na vice, não é interessante para as pretensões futuras de Paulo Souto.

Correligionários mais próximos do ex-mandatário-mor da Bahia são da opinião de que o grande adversário do soutismo na eleição de 2010 vai ser o ministro Geddel Vieira Lima e não o governador Jaques Wagner (PT).

Um possível sucesso eleitoral do Capitão Fábio, assumindo o comando da cobiçada prefeitura de Itabuna, significaria um fortalecimento político de Geddel rumo ao Senado Federal ou ao Palácio de Ondina.

O DEM, portanto, estaria ajudando a eleger um prefeito que faria oposição ao soutismo no primeiro dia de governo, dando uma banana – e bem dada – para o ex-governador e ex-pefelista (ex-PFL).

Não sei qual a posição de Maria Alice, presidenta do diretório municipal do DEM, em relação à legítima, justa e merecida pré-candidatura do Capitão Azevedo. Se ela vai seguir o apoio de Fernando Gomes ao capitão Fábio ou defender o nome de Azevedo.

Uma defesa do candidato do PMDB, contrariando a vontade da executiva estadual, dando um chega pra lá na fidelidade partidária, pode levar a uma intervenção no DEM de Itabuna.

E se Azevedo desistir da pré-candidatura? Essa hipótese já está sendo estudada pelo comando regional do DEM, que, inclusive, já tem uma opção: o médico Antonio Vieira.

O Capitão Azevedo, no entanto, para o desespero dos fabistas, tem dito, de maneira até incisiva, que vai ser candidato com ou sem o apoio do prefeito Fernando Gomes.

Não será nenhuma surpresa se o Capitão do DEM superar o Capitão do PMDB nas pesquisas de intenção de votos. Basta manter esse corajoso discurso, se transformando no “Capitão Coragem”.


Wagner e o PSDB
O rompimento do PMDB com o PT, com os dois lados tendo suas razões, vai levar o governador Jaques Wagner a uma conversa mais permanente com o tucanato.

O DEM e o PMDB, com Paulo Souto e Geddel Vieira Lima, passam a ser os adversários do PT na eleição de 2010, sem falar na possibilidade de uma aliança entre democratas e peemedebistas.

Pelo andar da carruagem, já tem petista achando que é melhor o tucano Imbassahy no comando do Palácio Thomé de Souza do que a permanência do neo-gedelista João Henrique, pré-candidato à reeleição. (MWense)

7 comentários:

Anônimo disse...

Marquinhos ou maluquinho? vc cada dia que passa descaracteriza-se mais, nãa precisa ir tão longe ou tão pra baixo, para provar sua lealdade a Geraldo.

Você sabe muito bem que uma aliança entre o PMDB e o DEM em Itabuna ou PMDB e PT é quase impossível, pois Gedel, Wagner e Paulo Souto, tem aspirações maiores do que você possa imaginar, e isso independente de ganhar ou não a prefeitura eles querem garantir por aquí suas liderenças, por isso (amigo) pare de querer com sua escrita partidária usar o BLOG´para seus intresses particulares e volte a fazer comentários verdadeiros e nos honre com uma bõa leitura.

"pense nisso"

Anônimo disse...

Nas ruas os comentários é que Azevedo está muito bem nas pesquisas, inclusive já passou do capitão Fabio. Também esse homem foi soldado, sargento, tenente, agora é capitão e vice prefeito até hoje atencioso com as pessoas. Uma esperiência de vida e trabalho. É de familia humilde, onde passa todo mundo trata com maior carinho, qualquer pessoa que chega perto dele se sente a vontade, por saber que é um homem do povo.
Conheço o capitão azevedo há mais de 25 anos, sempre alegre e prestativo, homem com boas qualidades.

Pedro F. Silva

Anônimo disse...

Capitão Azevedo; Um homem humilde, simples, atencioso, as vezes atende até mesmo as pessoas nas ruas, se necessáiro. Começou sua carreira militar como soldado da PM, Sargento. Ingressou na Academia da Policia Militar, saiu Aspirante a oficial, foi a Tenente e por último chegou a Capitão. Tem uma boa esperiência de vida no trabalho.
Capitão Fabio; Tranquilo, pacato, mais de gabinete , gosta de vestir roupa mais de luxo. Entrou na Academia da Policia Militar, saiu Aspirante oficial, foi a Tenente, e depois a Capitão. Resumindo, fez o concurso direto para oficial.


Existem diferências entre os Capitães.

Anônimo disse...

Zelão, revela a trama urdida:

Se o ex-governador Paulo Souto, for tolo o bastante para não intervir no diretório do DEM/Itabuna, vai acontecer o seguinte:
- Alice "engana mais uma vez a Azevedo", e este mantém a sua candidatura, servindo unicamente de palanque para a eleição dos vereadores do DEM, dentre eles, Abílio, marido de Alice;
- Oficializado o acordo de Fernando e Gedel, todo o grupo fernandista (inclusive os membros do diretório), trabalharão para o capitão Fábio, para agradar a Fernando;
- Logo após encerrar o mandato, Fernando Gomes, deixará o DEM e se filiará ao PMDB, por onde sairá candidato em 2010 a deputado estadual, com o apoio de Gedel, como parte do acordo;
- Nesse interim, enquanto 2010 não chega, Gedel, buscará dar proteção jurídica a Fernando, lá em Brasília, para onde deverão subir a maioria dos processos administrativos que Fernando, hoje responde;
- Eleito capitão Fábio, haverá uma divisão do botim dos cargos da prefeitura entre os membros do grupo fernandista.
Há! E onde ficará o capitão Azevedo nessa trama toda?
Se não baixar a bola e aceitar ser o vice de Fábio, como ele mesmo diz ser um "homem de grupo", aceitará talvez, voltar a ser secretário de transporte e trânsito e aguardar, quem sabe, uma nova oportunidade futura para ser candidato a vereador.
Essa será a parte que caberá a ele, Azevedo, nesse latifúndio improdutivo.

Anônimo disse...

O pimenta já convidou pra ser entrevistado os candidatos a prefeito Geraldo Simões, capitão Fabio, Luis Sena. Se eu não estou enganado, está faltando Acacia Pinho, Edson Dantas Roberto Barbosa e Capitão Azevedo. Os leitores estão aguardando.

Parabéns pimenta, este blog está sendo um sucesso.

Anônimo disse...

É muito rasga-seda para os capitães que participaram e assistiram de cabeça baixa, como convém à hierarquia, o desmonte do Estado pelas aves de rapina do grupo calista. Nas últimas três décadas os índices de desenvolvimento humano na Bahia bateram recordes... de vergonha. Os piores do Brasil.
Vejamos o analfabetismo. Há um ano, mais precisamente na quinta-feira, 10 de Maio de 2007, o Blog de Tiago Henrique reproduziu um artigo de Tatiana Mendonça do Jornal A Tarde sob o título de "Baianos analfabetos já passam de (2) dois milhões". O texto é iniciado assim: "A Bahia apresenta o maior número de analfabetos do País (2,05 milhões) e tem o sétimo pior índice de analfabetismo entre os Estados (23,15%). Os dados foram anunciados ontem no lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) na Bahia". Qual o pronunciamento do "Capitão Deputado" na Assembléia Legislativa? Nenhum.
Que vergonha.
Se fossemos relatar o estado em que se encontra o município de Itabuna tomando a saúde, a educação - veja o IDEB da rede municipal - o lixo, o saneamento básico, as estradas vicinais, abastecimento da água, a violência; não haveria espaço nesta página.
E os ditos acima não disseram nada a favor do povo. Não romperam com CUMA. Como catengue, balançaram a cabeça para os chefes e agora são "bons homens do povo", simples, de origem humilde...
Ora! Ora! Faça-me o favor...
Em ano eleitoral todo mundo é santo e os que têm cargo a perder passam a vender uma imagem de filho da pobreza desses de sempre.
Quem tem emprego por indicação tem medo!!!

Anônimo disse...

Acredito que este Blog é feito para a expresão das críticas imparciais dos leitores e não um espaço para campanha política antecipada.
Aos cabos eleitorais que teceram elogios aos seus "ídolos", poderiam aguardar um pouco mais para exporem suas admirações(puxação de saco), qualquer que fossem, afim de influenciar na opinião dos leigos.