16 abril 2008

Wenceslau responsabiliza secretário Jesuíno Oliveira por crise no Hblem

O vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) fez um forte desabafo na audiência pública realizada ontem à tarde para discutir a crise do Hospital de Base. A reunião, no plenário da Câmara, teve a presença de secretários de Saúde de diversos municípios sul-baianos, menos o de Itabuna, Jesuíno Oliveira, apesar de ter sido convidado.

Para Wenceslau, há omissão, insensibilidade e frieza do secretário e dos gestores do Hospital de Base. O parlamentar questionou para onde estão indo os 15% do orçamento que a Prefeitura de Itabuna tem obrigação de aplicar na saúde.

"Não sei para onde está indo esse dinheiro, pois tudo funciona mal", afirmou o vereador do PCdoB, citando como exemplos o combate à dengue, o funcionamento das unidades básicas de saúde e as dificuldades enfrentadas pelo Hospital de Base.

Uma auditoria do Conselho Estadual de Saúde, realizada no final de março, constatou graves deficiências no hospital. Entre os vários problemas, foram detectados falta de medicamentos (os pacientes têm que comprar) e ausência de equipamentos como tomógrafo.

Presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Sul da Bahia, José Carlos Lona informou que os pacientes dos municípios pactuados não estão tendo acesso a serviços como raio x e exame de ecocardiograma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta crise está longe do fim!!! Inclusive a alimentaçao dos pacientes está sendo feita através de sorteio. Cinco pacietes em uma enfermaria e apenas tres refeiçoes!
Isto é um verdadeiro absurdo, alguem tem que tomar uma providencia urgente!