22 fevereiro 2007

Depois da webcam, que tal a "webTV"?

DO VALOR ECONÔMICO

Os manda-chuvas da indústria da televisão vêm acompanhando com nervosismo dois escandinavos que têm a reputação de provocar confusões. Nos últimos anos, o sueco Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis abalaram a indústria da música com a invenção do KaZaA, programa de compartilhamento de arquivos "peer-to-peer" (P2P, ou par-a-par) amplamente usado por internautas do mundo todo para baixar música da internet sem pagar por ela.

Depois, assustaram a poderosa indústria das telecomunicações ao inventar o Skype, outro programa P2P, que permite aos usuários da internet fazer ligações telefônicas grátis entre computadores, e chamadas muito baratas para telefones comuns. (A dupla vendeu o Skype para o eBay, o gigante dos leilões pela internet, por US$ 2,6 bilhões em 2005).

O passo seguinte da dupla foi fundar outra companhia - dessa vez uma que ameaçou devastar a indústria da televisão.

Mas ela acabará fazendo o oposto. O novo serviço, chamado de Joost e que se encontra em fase avançada de testes, é baseado num software P2P que roda nos computadores pessoais, assim como o Skype e o KaZaA. E ele promete transformar a experiência de assistir à televisão ao combinar aquilo de que as pessoas gostam na velha TV com as possibilidades da internet.

Se você for assinante do jornal Valor Econômico, clique aqui para ler a reportagem completa.

Nenhum comentário: