25 fevereiro 2007

O porquê dos ataques ao Carnaval baiano

Artigo publicado na seção Carta ao Leitor, do Jornal A Região:

A violência programada

Por trás da campanha da Rede Globo contra o Carnaval de Salvador estão três preocupações. Uma política, uma econômica e uma de imagem. Existe tudo, menos isenção da emissora carioca.

O motivo de imagem é que o Carnaval de Salvador foi transformado pela concorrente Band numa grande atração. Ao mesmo tempo a mesmice do carnaval do Rio vem tirando audiência da Globo todos os anos. Neste ano foram 4 pontos, com a vantagem indo para a Band.

A razão econômica e a política respondem pelo mesmo nome, ACM, dono da TV Bahia, afiliada Globo que comia 100% da verba de tevê do governo, dizem que R$ 80 milhões por ano. Com Wagner, nem sabe se terá alguma, o que já gerou crise entre os sócios.

A postura da Rede Globo, na verdade, parece mais uma chantagem, uma espécie de extorsão.

Ao ignorar a violência, bem maior que a baiana, em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, a Globo manda um recado a Wagner. O recado é "me trate bem e mantenha todos os privilégios que eu tinha ou a Bahia será desmoralizada na maior tv do país".

PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI.

3 comentários:

Anônimo disse...

Exagero achar que uma emissora em decadência seja capaz de desmoralizar a Bahia, um Estado que, como qualquer outro Estado brasileiro passa por dificuldades, mostrar a " violência no carnaval de Salavador" é não querer enxergar debaixo do próprio nariz: Violência - Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Engraçado que o Marcel Leal fala de "isenção", mas não custa lembrar que, em se tratando de Rede Globo ele possui tudo, menos isenção.
Ou já se esqueceram que ele está sendo processado pela emissora carioca???
Que moral ele tem para criticar a Rede Globo, então??
Ademais, vale ressaltar que não foi apenas a Rede Globo que noticiou o aumento da violência no Carnaval de Salvador, mas tb a Rede Record, o SBT.
Aliás, Raimundo Varela (TV Itapoan) e o Zé Eduardo (Se Liga Bocão - TV Aratu) caíram de pau em cima da violência no carnaval baiano, inclusive mostrando imagens.
Isso sem falar das notícias relacionadas ao assunto que foram divulgadas pela Folha de SP, O Estado de SP...
Portanto, tá na hora de falar menos, chorar menos e agir mais!!

Anônimo disse...

Eu tô com o Marcel. As outras noticiaram o fato. Já a Globo, fez sensacionalismo, exibindo uma briga corriqueira de carnaval por dez segundos (imaginem dez segundos no jornal nacional, meu povo!). Ademais, o caso da menina assassinada nada teve a ver com o carnaval (a menina de nove anos!). E quanto ao policial, os motivos não estavam ligados ao próprio circuito de carnaval.

Errado foi o governador Wagner que manteve a cúpula da polícia militar - com os mesmos métodos furados do governo de Paulo Souto - aquele que mascarava a realidade torrando grande dinheiro em publicidade!!!

Aê, Wagner, dá dinheiro pr´esse povo xingar menos e não fazer sensacionalismo... porque jornalismo que é bom... ninguém faz!!!