25 fevereiro 2007

"Lula Malufou"

Revista Istoé
Por Hugo Marques e Hugo Studart

"A voz anasalada é a mesma. As frases de efeito, sempre viscerais, também. Mas Paulo Maluf é uma nova pessoa com 75 anos de idade. Em sua vida pública foi prefeito de São Paulo duas vezes, governador uma e candidato derrotado outras sete. Amargou 40 dias numa cela da Polícia Federal, e volta à política como deputado federal com 739 mil votos. Maluf chega a Brasília mais sereno e esbanjando bom humor. Está feliz com as obras – as de Lula. Afinal, segundo Maluf, tudo o que sonhou fazer se um dia fosse eleito presidente (um acalento que jamais será realizado, conforma-se), seu velho adversário Lula agora está realizando. Lula faz – e faz melhor do que Maluf, admite. “O Lula está mais malufista do que eu”, ironiza.

ISTOÉ – O sr. voltou à política falando bem do presidente Lula e até o visitou no Palácio. O Maluf lulou?
Paulo Maluf –
Não. O Lula é que malufou. Ele está aderindo às minhas idéias. Na festa dos 30 anos da ISTOÉ, o Lula disse que quem na juventude é socialista está certo e quem depois dos 60 anos continua com as mesmas idéias tem que procurar um psiquiatra. Ele caiu na real e hoje defende as idéias do Paulo Maluf quando foi candidato à Presidência há 15 anos. E defende as idéias liberais com mais ardor do que eu. Ele escuta mais o Delfim Netto, meu companheiro de 47 anos, do que o PT. Hoje ele está à minha direita. O Lula é mais malufista que eu.

ISTOÉ – O Lula, quando falava de malufar, sempre dava uma conotação de corrupção e de clientelismo. Depois de tantos escândalos no governo e no PT, como o do mensalão, o sr. se sente vingado?
Maluf –
O Delfim fala com muito gosto que eles fizeram tudo aquilo que pensavam que nós fazíamos. Eles nos acusavam de tudo. Repare nessa história do mensalão. Quando fui prefeito de São Paulo, dos 55 vereadores eu tinha 28. Com a maior dificuldade eu tinha a metade mais meio. Já a dona Marta Suplicy chegou a ter 70% da Câmara. Quais encantos ela usou para isso?"

E aí, nobre leitor pimenteiro, Lula "malufou" ou não?

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho a menor dúvida.

Anônimo disse...

Ainda acho o Maluf mais honesto e menos cínico.
Foi uma ireesponsabilidade sem tamanho da revista comparar o "probo" Maluf com o Lulla.
Maluf merece mais respeito!!