23 fevereiro 2007

Devagar com o andor

As discussões sobre a violência no Carnaval de Salvador, se aprofundadas, tendem a atingir os que hoje encontram-se na posição de franco-atiradores. Ou seja, ACM e companhia.

É ingenuidade imaginar que o senador não tenha participado da articulação dessa campanha contrária à festa baiana. Ou isso ou algum chefe de edição muito puxa-saco na Rede Bahia quis alegrar o capo com aquela matéria bizarra sobre o arerê.

No meio da refrega, o presidente da Rede, ACM Júnior, publica nota de repúdio ao governador Jaques Wagner, que classificou a matéria da Globo como desonesta. A nota, no Correio da Bahia (tudo em casa), exorta JW (não confundir com Johnnie Walker...rsrsrs) a combater a criminalidade em vez de atacar a cobertura do Carnaval.

Talvez o Juninho, igualmente chegado a tomar umas duas, tenha ido longe demais. Organizar uma festa de modo a prevenir episódios violentos é uma coisa e lutar contra a criminalidade é algo muito mais complexo. Se for entrar nesse mérito, será necessário lembrar que a segurança pública foi um dos setores mais negligenciados pelos governos ACM (o de marca e os genéricos).

Como se vê, alguém deu ordem para atirar e tem bala pra todo lado. Mas no desespero do ataque, alguns atiradores de visão pouco privilegiada acertam o alvo errado.

Wagner precisa mesmo combater a criminalidade, investir em uma educação de alto nível, tirar a Bahia de uma vergonhosa posição nos índices que medem o analfabetismo, apresentar políticas efetivas de qualificação de mão-de-obra e geração de emprego. Enfim, coisas em que todas as gestões anteriores foram negligentes.

Isso, Juninho, ajuda a combater a criminalidade.

Agora, segurança no Carnaval é coisa diferente. Requer organização, estratégia para manter um mínimo de ordem possível numa massa de milhares de foliões, enquanto o primeiro combate pede políticas sociais sérias e até medidas legislativas de maior efeito repressivo.

Misturar as duas coisas é confundir o debate.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jauqes Wagner precisa beber menos, viajar menos, falar menos de ACM e trabalhar muito mais.
A propósito, faço um desafio aos petistas, leitores assíduos deste blog: DIGAM O NOME DE UM ÚNICO PROJETO APRESENTADO POR JAQUES WAGNER NESSES QUASE DOIS MESES DE GOVERNO????
Estarei aguardando ansiosamente a resposta...