04 agosto 2007

Fernando deve explicação ao povo itabunense

Auditoria independente descobre
'sumiço' de R$ 17 milhões da saúde


São estarrecedoras, fulminantes as conclusões da auditoria feita por técnicos da Sesab no Hospital de Base e na rede de saúde de Itabuna. Simplesmente, a prefeitura deixou de aplicar R$ 17 milhões no atendimento de média e alta complexidade do município.

Os dados da auditoria são revelados em reportagem do jornal A Região, que já está nas bancas e pode ser acessado na internet. O prefeito Fernando Gomes deve uma explicação minuciosa ao povo itabunense diante de tão gritante falta de respeito com a rede de saúde e, pior, com o cidadão grapiúna e dos 101 municípios pactuados com o município de Itabuna.

Esses R$ 17 milhões deixaram de ser aplicados na melhoria de atendimento do hospital de Base, na ampliação da rede de alta e média complexidade, por exemplo. Todos lembram que o hospital tem deixado de fazer cirurgias por falta de equipamentos, condições de trabalho para os médicos e inexistência de medicamento. E todos lembram que a Santa Casa foi obrigada a fechar o pronto-socorro porque a prefeitura não pagava as dívidas.

O relatório da auditoria da Sesab mostra o sucateamento dos hospitais num momento em que o Governo Federal repassou o dinheiro e a prefeitura simplesmente deixou de aplicar a verba. Pior ainda: não diz onde foi parar todo esse dinheiro.

Talvez agora, e de posse destes dados, a Câmara de Vereadores tome uma atitude esperada pelos itabunenses e averigüe com maior responsabilidade o que vem acontecendo na saúde. A auditoria estarrece porque mostra a raiz do problema: o dinheiro chega ao município, mas não é aplicado. Aliás, deve ter outras aplicações (e todos sabem quais!) que não aquelas recomendáveis.

Cabe uma auditoria pormenorizada em toda a rede, cabe uma CEI da Saúde (de verdade e de respeito, sem circo!). Não dá para continuar como está. Tá na hora dos vereadores justificarem seus salários.

Ao trabalho, nobres edis!

Um comentário:

Anônimo disse...

A Cei de Ilhéus sobre a sade foi e será um circo, pois só chegou ao fim porque Valderico não concordou em dá dinheiro aos corruptos da Câmara de Ilhéus.
O que causa estranheza é o fato do povo ter conhecimento do desfalque de tanto dinheiro da saúde em Itabuna, no entanto, a história por lá nos parece outra. Será que os vereadores convenceram Fernandinho Banho no Mar.Não sei, não posso afirmar, mas, onde há fumaça há fogo.