05 agosto 2007

Irmãos Siameses

(Zelão, o Anatomista)

Se fosse um caso médico de irmãos nascidos biologicamente ligados um ao outro, gêmeos univitelinos, não seriam tão difíceis separar. Mas, em se tratando de política e de poder, é impossível poder separar ou até mesmo distinguir as “dessemelhanças” entre Fernando Gomes e Geraldo Simões, ambos “oliveira”. Ambos de origem humilde, no poder, milagrosamente se tornaram homens ricos, e hoje se acusam mutuamente.

Geraldo, ao longo da vida, assimilou todo o conteúdo populista de Fernando. Fernando absorveu o jeito tinhoso de Geraldo em usar as pessoas em proveito próprio e depois descartá-las - talvez nesse ponto, ambos tenham aprendido com Ubaldo Dantas. Com as mesmas características de genética política, ambos se tornaram ambiciosos pelo poder. E, diga-se de passagem, ambos buscam o poder maior.

Fernando, deputado federal por dois mandatos, um dia quis alçar vôos mais altos e não satisfeito em poder disputar o governo do Estado da Bahia, quis criar um estado novo, onde não teria que disputar com ninguém. Seria imperador, rei e governador, tudo ao mesmo tempo.

Geraldo, tendo aprendido a lição de que não se pode ser tão ambicioso assim, preferiu primeiro engatinhar sorrateiramente, para só depois dar o bote no Governo da Bahia. Para tanto, abriu mão do segundo mandato de deputado federal para o qual havia sido eleito (já que no primeiro nada fez pela região) para ficar pertinho do Governador Jacques Wagner, de quem sonha herdar a indicação no pleito de 2010, deixando Itabuna sem uma representação política, mesmo que medíocre, no Congresso Nacional.

Ligados umbilicalmente pela ambição do poder, jamais quiseram eleger sucessor. Até encenaram querer, à custa de incautos políticos como José Oduque e Renato Costa, que na realidade só serviram para “enfeitar o palanque” de lançamento das futuras campanhas de Fernando e Geraldo respectivamente.

Ao longo dos últimos 26 anos, Itabuna e o seu povo, só conheceram um único modelo de administração. Único, porque sai um, entra o outro e nada muda. Quando um está fora do poder municipal, ameaça voltar e promover uma devassa na administração do outro, e, assim provar os desmandos que foram cometidos. Eleitos, prevalece o pacto: - Eu não mexo no seu lixo e você não mexe no meu!

Para o pleito de 2008
, Fernando ensaiou o teatrinho de não mais ser candidato. Geraldo protestou – afinal, não foi esse o acordo. Geraldo não poderia admitir que Fernando lhe tirasse o único discurso. A única bandeira eleitoral. Seria uma traição entre “irmãos”, deixá-lo entregue às feras novas, das quais não conhece nem mesmo o rugido.

Sabedor que o “irmãozinho” passava por grandes dificuldades (que não são financeiras particulares) de credibilidade política, por ter perdido os padrinhos e financiadores, Geraldo até providenciou uma mãozinha a título de financiamento para a execução de obras de infra-estrutura, que mesmo a “comissões módicas” pode gerar um tonificante nas contas de Fernando.

Fernando até recebeu
elogios do Lula de quebra. Parece que deu certo. Fernando, diante das benesses recebidas, já pensa em retribuir e alicerçar o discurso do benemérito Geraldo Simões, se lançando candidato novamente, mesmo que seja para perder.

Embora todos nós, o povo itabunense, sejamos filhos da mesma mãe. Nos planos dos dois, somos tratados como “filhos da puta” que só servimos de degraus da escada por onde escalam suas ambições.

Zelão, falando sério... e grosso!

13 comentários:

Anônimo disse...

Comentário muito inteligente, reflete em 100% a realidade. Fica claro que os homens de bem de Itabuna precisam exercer o seu direito/dever de participar mais da política e assim apresentar candidatos dignos aos eleitores Itabunenses, ou então vamos reclamar para toda a vida, pois depois das aposentadorias destes virão outros com a mesma genética.

Anônimo disse...

Pô pensei que vocês iam falar dos Gêmeos do Carandirú, Lúcio e Luciano, responssáveis pela montgem dos processos de licitações fraudulentas que a Comissão de Litação assinava sem nem saber o que estavam assinado? E costumava chamar os menudos de Valderico, ou melhor os procuradores de Valderico de burros...Será que ainda estão na cidade?

Anônimo disse...

Ok Zelão, mas vc só errou na conta. A alternância de GS e FG não se dá nos últimos 26 anos, como vc diz, e sim nos últimos 21... Antes teve Babau, aquele que viajou mais q governou.
Abs!

Anônimo disse...

Zelão,

Fernando tomou posse em 1989, para o segundo mandato... Logo, a alternância é de 'apenas' 18 anos...

ツ Mr Anderson ♪ disse...

FRANCAMENTE (OU SERIA FRACAMENTE): comparar fernando gomes com geraldo??? Nada a ver... esse que está aí, sei não...

Anônimo disse...

O anônimo está absolutamente certo. Eu errei junto com o Zelão...rsrsrsrs

Anônimo disse...

Ele sempre coloca a alternancia de 26 anos pq Zelão ou Seja Van VAn vem apurando esses casosjunto com seu jornaleca há 26 anos!

Anônimo disse...

Zelão Pra Juca:

Viu sêo juca. De tanto a gente ser vendido na "bacia das almas", nois inté já perdeu as contas.
Mas não é só nós.O que nos consola, é saber que ao menos nós não perdemos inteiramente a memória, enquanto outros...!!!!

KKKKKKKKK

Anônimo disse...

Zelão Pro Sêo Anônimo (disse):

Véio, ocê tem fixação por Adervan?
Sabe, lá no fundo (seu)da alma, ocê parece saber que JA representa a verdadeira mudança do "status quo" estabelecido por Fernando e Geraldo.
Dá tempo pra ocê refletir e mudar... De patrão.

KKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Eu pra que se o Van van é gêmeo do Pedro Gago!

Prefiro a alternância ou até mesmo os outros nomes em jogo aí do que o Zé Moleza do Jornal "NESTANTE"

Anônimo disse...

FG não Deputado Federal 02(duas) vezes e, sim 03(três).

Anônimo disse...

Os dois, Geraldo e Fernando são iguais em tudo: Em corrupção, em filhos metidos em casos violentos e também em corrupção na prefeitura!
Não coloquem o nome de Ubaldo nesta mistura, porque se não conheceram a história de Dr. Ubaldo, pesquisem e perguntem e olhem o patrimônio de Dr. Ubaldo e o dos milionários Geraldo e Fernando!

Anônimo disse...

Zelão se Defende:

Péra ai Sêo Anônimo. Só citei o nome do "Dr. Ubaldo Dantas", como exemplo de político que despreza os amigos e isso o sinhó não poderá negar. Foi Ubaldo que inaugurou em Itabuna o "Club dos Ex-Amigos" (segundo o finado Pedro Ivo Bacelar). É sabido que Ubaldo nem casa tem. Aliás onde é mesmo que "Ubaldo Mora?"


KKKKKKKKKKKK