01 abril 2008

Justiça dá ultimato a Pezão

A juíza Telma Souto deu 48 horas para que a presidência do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna (Sindrod) apresente cópia de edital e a lista de aptos a votar na eleição complementar em Valença.

A juíza federal da 4ª Vara do Trabalho, em Itabuna, também determinou que o pleito no município do baixo sul seja realizado até o dia 22 de abril. Se a diretoria do sindicato não cumprir a determinação, o presidente da entidade será preso e terá seus bens bloqueados.

A decisão foi tomada no final da tarde de hoje, após reunião com representantes de três chapas que disputaram a eleição do sindicato em novembro do ano passado. Pezão foi representado pelo advogado Oduvaldo Carvalho.

A eleição complementar se deve à constatação judicial de que houve fraude no pleito realizado em novembro. Na base de Valença, somente 41 associados do sindicato estavam aptos a votar (urna 3). Porém, apareceram 441 votos. E todos para o atual presidente, Pezão.

A juíza determinou novo pleito somente na base de Valença, em janeiro, mas Pezão conseguiu protelar apresentando vários recursos. Agora, parece não ter mais saída. A chapa do atual presidente obteve 247 votos, contra 573 de Joselito Paulo (Pé de Rato) e 535 de Valter Freire (Buiú).

A decisão judicial significa derrota dupla para Pezão. Como apenas 41 associados estão aptos a votar na base de Valença, ele não teria mais condições de reverter o placar. Assim, apenas Pé de Rato e Buiú têm chances na nova disputa.

O Sindrod tem cerca de 3 mil filiados em Itabuna e todo o sul da Bahia. A disputa pela presidência da entidade também revela uma 'batalha' partidária. De um lado está o DEM, de Pezão, vereador e pré-candidato em 2008. Do outro, estão Buiú, do PSB, e Pé de Rato, do PT. Todos eles têm base em Itabuna.

Nenhum comentário: