03 abril 2008

O casamento do padre

Formou-se grande polêmica em torno da decisão do padre Adauto Emídio dos Santos, que largou a batina para viver com uma mulher.

Emídio atuou como pároco durante 19 anos e até pouco tempo conduzia os fiéis da Paróquia de São Francisco de Assis, na zona sul de Ilhéus. Como resolveu constituir família, teve que assinar um documento da Igreja, no qual reconhece não ter vocação para o sacerdócio.

O ex-padre passa a ser um "leigo". Ele pode freqüentar missas, mas não tem o direito de comungar e nem mesmo de se casar em uma cerimônia católica.

A notícia, publicada no Jornal do Radialista, teve forte repercussão entre os fiéis e na imprensa. Em Ilhéus, o radialista Erivaldo Vila Nova criticou a Igreja pela exigência do celibato de seus sacerdotes.

A mesma crítica foi feita pelo radialista Orlando Cardoso, em Itabuna. Para ele, que é católico, se a igreja permitisse que os padres se casassem, haveria "menos erros, inclusive de natureza sexual".

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você acha que padre deve ter o direito de se casar? Esse será o tema de uma enquete que o Pimenta vai colocar no ar em instantes.

Nenhum comentário: