15 setembro 2006

22% dos baianos são simpáticos ao PT e 12% ao PFL, diz Vox Populi

A pesquisa Vox Populi registrada na Justiça Eleitoral e encomendada pelo candidato petista ao governo do estado, Jaques Wagner, mostrou que 22% dos baianos têm simpatia pelo PT. Outros 12% preferem o PFL. 3% dos entrevistados simpatizam com o PMDB e 1% com o PSDB. Mas 61% se disseram sem simpatia por qualquer um dos partidos. Quando considerado apenas o eleitor de Salvador, o PT é simpático a 31% dos soteropolitanos. Outros 8% preferem o PFL.

Ainda segundo a pesquisa, o partido de Paulo Souto e ACM é o mais "odiado" pela gente da boa terra. 13% querem ver os pefelistas pelas costas. Em relação ao PT, o índice de rejeição fica em 8%. O PMDB atinge a casa dos 4%. Em Salvador, o PFL é rejeitado por 21% da população, o PT, por 7%, e o PMDB, 1%.
Quando o entrevistador pergunta em qual partido o eleitor baiao não votaria "de jeito nenhum", 11% mencionam o PFL, 7% o PT, 4% o PMDB, e 1% PSOL, PSDB e PCdoB. Quando os dados levam em conta apenas Salvador, 19% dizem não votar em candidatos pefelistas, 6% não querem saber do PT, e 1% querem distância do partido de Geddel Vieira Lima, o PMDB.

Um comentário:

Anônimo disse...

O PT, apesar de ter sido descaracterizado durante o governo Lula, continua sendo o que mais se parece com um partido nesse País. Ainda é menos personalista, embora Lula tenha virado cacique, mas está enraizado em referências dos movimentos de base, difíceis de serem eliminadas. Já partidos como o PFL são insignificantes enquanto legendas e ainda praticam uma política como nos tempos dos coronéis. Paulo Souto fez um discurso outro dia, em que deixou isso escapar nas entrelinhas.