Pesquisa deve levar Lula a debate na TV
KENNEDY ALENCAR
Colunista da Folha Online
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (27/09) mostra que a dianteira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à soma dos adversários não se encontra mais dentro do intervalo que a própria campanha petista considerava seguro para garantir uma vitória no primeiro turno.
Em cinco dias, essa vantagem escorregou de 8 para 5 pontos percentuais. Os estrategistas do presidente avaliam que uma dianteira segura seria entre 8 e 10 pontos percentuais.
Ainda é possível uma vitória de Lula no primeiro turno. De acordo com o Datafolha, Lula teria hoje 53% dos votos válidos.
Em 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se reelegeu com 53,06% dos votos válidos contra 31,71% de Lula, que perdia então sua terceira eleição presidencial. Ou seja, o percentual seria bem semelhante para um presidente candidato à reeleição.
A diferença é que Lula enfrenta uma conjuntura mais adversa às vésperas do pleito. Tem um dossiêgate a explicar.
Desde que o presidente reassumiu com folga a liderança nas pesquisas, nunca foi tão grande no Datafolha a chance de segundo turno na disputa presidencial. É óbvio que a tentativa de petistas de comprar um dossiê contra o PSDB causou dano considerável a Lula. Criou uma tremenda agenda negativa na pior hora. Até domingo, o dossiêgate poderá resultar num segundo turno.
Aos números da pesquisa: Lula obteve 49% de intenção de voto contra 33% de Geraldo Alckmin e 8% de Heloisa Helena. Somados os votos dos demais candidatos, Lula teria 49% contra 44% de todos os adversários. São esses 49% que equivalem a 53% dos votos válidos.
Se seguir o conselho dos principais auxiliares, o presidente deverá comparecer ao debate de amanhã na TV Globo para tentar segurar os seus eleitores e evitar uma sangria que inviabilize a vitória no primeiro turno. O presidente terá de suar se quiser vencer na primeira fase. Se não for, poderá perder alguns pontos fundamentais para liquidar a eleição no domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário