22 setembro 2006

Franklin Martins tá na rede

Quem gosta de informação exclusiva e apurada, uma dica deste blog é o site do jornalista Franklin Martins. Músicas que fizeram a cabeça do eleitor em pleitos passados, notícias do dia-a-dia dos candidatos, comentários e análises precisas podem ser conferidos no site www.franklinmartins.com.br (é só clicar na figura acima). Abaixo, um pouco de cultura e do que você pode encontrar por lá:

"Bahiano e Cadete foram as duas principais estrelas dos primeiros tempos da Casa Edison, a primeira gravadora de discos do Brasil. Geralmente cantavam separados, mas às vezes formavam uma dupla, como neste desafio. A música tem cerca de cem anos, mas a prática que ela satiriza existe até hoje: a troca do voto por favores.

O chefe político (o “coroné”) pede o voto ao eleitor e promete, em troca, dar emprego, terno e cavalo ao cidadão. Mas o sujeito, escolado, sabe que não se pode confiar em promessa de político nas vésperas da eleição. Quer garantias: “Hoje você me dá tudo/ Amanhã me mete o pé”. E termina sem prometer votar no candidato do “coroné”.
Em tempo: no jargão político, “cabalar votos” é o mesmo que tentar conquistá-los. “Ladino” é sinônimo de “esperto”. Nos tempos da escravidão, dizia-se que o negro que falava português era “ladino”; o que não falava era “boçal”.

“Desejo, prezado amigo,
Com grande satisfação
De ter o vosso votinho
Na próxima eleição

Não posso, meu coroné,
O (voto) de graça eu não dou
É breve lição do meu pai
Conselho do meu avô

Eu prometo meu amigo
De lhe dar colocação
Se vancê votar comigo
Ao menos nesta eleição

Tem algo (?) essa paciência,
Meu ladino coroné,
Meu voto eu dou de espontâneo
A quem quer que me faça o pé

Eu vos dou terno de roupa
Dou cavalo, dou terneiro
Em troca do vosso voto
Dou até mesmo dinheiro

Já tenho calo na sola
Meu ladino coroné,
Hoje você me dá tudo
Amanhã me mete o pé

Eu vos quero muito bem
Meu caro eleitor amigo
Não seja tão emperrado
Venha cá votar comigo

Vai armar pra quem quiser,
Coroné, sua arapuca
Eu cá sou macaco velho
Não meto a mão na cumbuca”

Um comentário:

Anônimo disse...

De lascar, muito bom... Mais um achado do Pimenta. Vcs estão demais. Continuem assim.