17 setembro 2006

Agora lascou!!!

Sexo oral pode aumentar risco de câncer nas amígdalas
Os pesquisadores suecos relacionaram o aumento dos casos deste tipo de câncer com o das infecções pelo papilomavírus

EFE

ESTOCOLMO - Um estudo realizado pelo Instituto Karolinska de Estocolmo indica que o sexo oral freqüente aumenta o risco de contrair câncer de amígdalas, informa o jornal Svenska Dagbladet.

Os pesquisadores suecos relacionaram o aumento dos casos deste tipo de câncer com o das infecções pelo papilomavírus humano (HPV).

Segundo o estudo, a mudança nos hábitos sexuais, o aumento das relações com pessoas diferentes, o início da vida sexual cada vez mais cedo e a prática freqüente do sexo oral são fatores que favorecem a infecção pelo HPV.

Nas três últimas décadas, os casos deste tipo de câncer triplicaram na região de Estocolmo, e os casos de tumores ligados à infecção pelo HPV passaram de 23% a 68%.

No entanto, mais da metade dos pacientes com o vírus em seus tumores fica curada em três anos, enquanto que, entre os que não estão infectados, a parcela é de 21%.

Na pesquisa, que será publicada no International Journal of Cancer, foram utilizadas amostras de 237 dos 515 casos de câncer de amígdalas diagnosticados desde os anos 70 no centro sueco.

Nenhum comentário: