12 setembro 2006

É hora de Etinger e Fernando conversarem

Quem precisa do serviço de urgência em saúde no município de Itabuna está sofrendo ainda mais com o fechamento do pronto-socorro do Hospital Calixto Midlej (Santa Casa de Misericórdia). O prefeito Fernando Gomes prometeu abrir urgência no hospital São Lucas para amenizar o sofrimento de quem recorre ao SUS, mas isso ainda não ocorreu.

Passadas quase duas semanas do fechamento do pronto-socorro, sobram acusações do lado do prefeito. Do lado do provedor da Santa Casa, Eric Etinger, nada se ouviu além de dizer que procura ajuda do Governo do Estado para que o pronto-socorro do Calixto volte a funcionar. Como se diz que em casa que falta pão, todos "xingam" e ninguém tem razão, melhor seria, neste momento, as duas partes se reunirem para um diálogo aberto.

A continuar essa disputa, quem perde é o lado mais fraco. E o lado mais fraco é o povo, que não tem plano de saúde ou conhece médico que possa lhe confortar na hora mais difícil. Chega de intrasigência. Passou da hora de se resolver essa questão com decência, como homens que têm responsabilidades perante o povo. Os dois lados precisam acenar com a bandeira branca.

Um adendo: o prefeito assume postura revanchista ao distribuir material acusando o provedoria de estar a serviço de adversários. Não custa lembrar que o secretário municipal de Saúde, Jesuíno Oliveira, também presta os seus serviços à Santa Casa, na área contábil.

Nenhum comentário: