13 setembro 2006

"Reeleição é péssima para a democracia"

A afirmação acima é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, que esteve no “Programa do Jô”, da Rede Globo, segunda-feira. Para ele, "a prática da reeleição instaurada na era FHC é péssima para a democracia". Antes, disse o ministro, “a reeleição não fazia parte da nossa tradição republicana”.

Para Marco Aurélio, o favoritismo de candidatos à reeleição é explicado porque “há maior valia de quem está no exercício do mandato”. O presidente do TSE também disse haver um “desequilíbrio na disputa” e que a lei deve se encaminhar no sentido de que “aquele que tende à reeleição deixe a cadeira para concorrer em igualdade de condições com os demais candidatos”.

As últimas pesquisas de intenção de voto à Presidência apontam para uma preferência do eleitor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição. Os levantamentos também apontam para definição das eleições ainda no primeiro turno.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, candidato à reeleição em 1998, ganhou o pleito no primeiro turno com 54,27% dos votos, contra 27,04% do segundo colocado, o agora presidente Lula. “O próprio presidente da República reconheceu que não conseguia distinguir quando atuava como presidente ou como candidato”, disse o ministro.

Com TB

Nenhum comentário: