24 junho 2007

A comprovação de que é tudo japonês

Ricardo Ribeiro * - ricardo.ribeiro10@gmail.com

Seria exagero chamar de surpresa o possível ingresso de políticos do DEM baiano (como isso soa estranho!) no PDT. Falar que Brizola vai se revirar na tumba também seria excesso de idolatria à imagem do velho caudilho, que há 18 anos chegou a "collorir".

O Brizola guerreiro, criador da rede da legalidade (na qual comandou de dentro do Palácio Piratini - sede do governo gaúcho - a resistência à tentativa de deposição do cunhado Jango pelos militares, em 1961) é uma imagem que se perdeu com o tempo. Assim como vem se perdendo a crença em alguma dignidade na política brasileira.

O que se vê no dia-a-dia é a prática destruindo toda e qualquer cartilha doutrinária e, se alguém permanece autêntico nessa história, é exatamente a turma do DEM e seus satélites. Eles não inovam, não surpreendem, pois permanecem os mesmos que sempre fizeram política pura e simplesmente pelo desejo mais que sexual pelo poder.

Outros partidos, como PT e PDT, já nos assustaram em um passado bem recente, mas hoje não têm mais essa capacidade. As velhas legendas da resistência, que inspiravam sonhos de dias melhores, atualmente contribuem para sedimentar a convicção de que os políticos estão quase todos nivelados. E por baixo, naturalmente.

É, portanto, com absoluta tranqüilidade que vejo o Partido Democrático Trabalhista abrir-se todo e desavergonhadamente à penetração dos carlistas. Não é a primeira nem será a última promiscuidade com a qual nos deparamos em nossa política.

Estou certo de que o espírito do Brizolão, em São Borja ou onde quer que esteja, assistirá à transação com naturalidade, mas não duvido que as panelas desabem na loja do pedetista Marco Wense, em Itabuna. Ou não?

* Jornalista e bacharel em Direito

Um comentário:

Anônimo disse...

reparou como o governador da mudança tá ficando com os zoim puxado????
como ele mesmo disse na TV, é um DEMocrata. que ninguém duvide.
Mas, falando sério, o artigo está de foder, não só pela referência à tal penetração dos carlistas... nos pedetistas, q fique bem claro!