01 julho 2007

Esclarecimentos pré-póstumos

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

Aos que acessam este blog e que prazerosamente lêem o que aqui escrevo e comentam.

Abaixo, transcrevo e-mail recebido, supostamente enviado pelo advogado Cosme Araújo. Transcrevo-o como forma de demonstrar a minha estupefação diante do conteúdo do mesmo, supostamente escrito por um advogado “brilhante” – como ele mesmo se intitula. Junto ao mesmo, a resposta que enviei:

> From: cosmearaujo.adv@hotmail.com
> To: publixcriativo@hotmail.com
> Subject: rápido comentário sobre o seu comentário
> Date: Sun, 1 Jul 2007 07:08:59 -0500

Gerson, se voce é o mesmo que conheci quando fui Presidente Câmara de vereadores de Ilhéus, confesso que estou surpreso pelo o que "hoje" acha da minha pessoa.
Quero acreditar que o Gerson que fez o comentário sobre minha pessoa não seja o mesmo Gerson com as caracteristicas do ex-jogador de futebol da seleção brasileira "gosta de levar vantagem em tudo".

Gerson não respeito seu comentário a meu respeito, a oração é redundante, mas, é proposital. Não aceito mesmo!...
Portanto, não queira denegrir a imagem de um advogado que luta pelos direitos dos mais humildes, como voce sempre me dizia.

Estou sim, triste porque voce mudou a concepção a meu respeito, o que nesse particular até admito, considerando que é maior de idade e assumiu deliberadamente o risco de ter um inimigo gratuito, coisa que não faz bem a saúde de quem quer viver de bem com amigos ou ex-amigos...

Gerson, se usaram seu espaço para me atingir focando um público diminuto que acessa esse pasquim, onde a maioria dos comentários são feitos por "autores" anônimos, justifique.

Gostaria de obter resposta sobre o assunto, porque é importante para a formatação da minha resposta para um público bem maior que o do "pasquim" que não tenho dúvida, logo, logo levará muitos problemas para os vagabundos que atingem a honra dos outros indiscriminadamente.

Aguardo ansiosamente uma resposta. Espero não ficar sem resposta, pois, caso contrário, a emenda poderá ser pior do que o soneto. Entenda como quiser!

A minha resposta ao Cosme

Ao Senhor Cosme Araújo,

Inegavelmente, os comentários que fiz e assinei neste espaço que, como senhor mesmo afirma, é de um diminuto público leitor, dentre os quais ao que tudo indica o senhor se inclui, refletem como também o senhor destaca, mudanças de opinião sobre as nossas pessoas. Ao que parece, ambos mudamos. Garanto-lhe, no entanto, que o passar dos anos não me tornaram pior que aquele que o senhor conheceu.

Quanto à sua pessoa, ou aos seus atos públicos, infelizmente, não posso dizer o mesmo. O Cosme Araújo que conheci e com o qual convivi, naquela época, era de fato um jovem e ambicioso advogado que se iniciava na política, munido dos mais elevados propósitos de servir ao povo. Mas, como tudo na vida muda, para melhor ou para pior, a visão que tenho hoje da sua pessoa ou bem melhor diria do seu comportamento, já não justifica a minha anterior admiração.

Ainda me lembro em um passado recente, quando no período eleitoral, em uma reunião realizada na residência do médico e candidato a prefeito, Roland Lavigne, cuja candidatura o senhor era um dos coordenadores, os comentários que fazia sobre a pessoa e a compostura moral do atual prefeito Valderico Reis, eram as mais desabonadoras possíveis e imagináveis e me estarreceram.

O Cosme Araújo que vejo hoje, defendendo "a ferro e fogo" e fazendo parte do governo do senhor Valderico Reis, positivamente não creio que seja o mesmo Cosme Araújo. O que será que mudou? A compostura moral e ética do senhor Valderico que o senhor comparava a mais rele das deformações morais de um homem, ou mudou o Cosme Araújo?

Espanta-me que dizendo me conhecer tão bem, o senhor tenha deliberadamente esquecido que não me ajoelho diante de poderosos, nem me "borro diante de ameaças". Nos meus cinqüenta e oito anos de vida, na qual fui criado e criei uma família, orgulho-me de ter sempre cumprido as minhas obrigações como cidadão.

Fui honesto por obrigação e por opção de vida. Sempre fui sincero com os poucos e verdadeiros amigos, dentre os quais o senhor não se inclui. Tivemos uma breve relação comercial, justamente quando o senhor exercia a presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus, a quem na verdade a minha empresa prestou serviços e por eles foi paga.

Quanto a assumir "riscos" por minhas opiniões, chega a ser redundante da sua parte, sendo, como o senhor mesmo diz, um advogado "brilhante". A não ser que os riscos aos quais o senhor "subliminarmente" esteja se referindo, extrapolem o direito de opinião e enveredem pela ameaça à minha "saúde física” e à minha vida.

Concluo, deixando bem claro que não estou a me justificar perante o Senhor. O faço não por temor de que a "emenda venha a ser pior que o soneto". Mas, só para entender perfeitamente, já que a mim não ficou claro, sobre qual "soneto" recairá a "emenda", bem como aos leitores do blog Pimenta Na Muqueca, com os quais, prazerosamente, divido o convívio diário.

Sem mais delongas, coloco-me, inteiramente, à sua disposição.

Cordialmente,

Gerson Menezes

11 comentários:

Anônimo disse...

Cosme Araújo seria cômico, se não fosse TRÁGICO, e é por essas e mais outras que Val Di Rico está no buraco que está.

Não dá pra levar caras como esses a sério, salvo pelo grave prejuízo moral e material que levam às instituições nas quais estão encastelados.

O tal advogado "brilhante" escreve mal e se comporta pior ainda. NO auge da crise dos "dois prefeitos", ele sacou o microfone e chamou os manifestantes contrários a Valderico de VAGABUNDOS.

Curioso é que o advogado se encontrava entre os "vagabundos" pouco antes de aderir, misteriosamnte, ao grupo do prefeito. Historinha nebulosa...

Na verdade, Cosme Araújo pode falar tranqüilamente de vagabundagem. Quando foi para a Maramata, ele levou um vagagundo para a diretoria da instituição. Felizmente, graças a um eficiente trabalho da polícia, o meliante está atrás das grades. Pena que ainda não estejam todos.

"Vagabundo" é uma palavra chula, que deve fazer parte do café da manhã do advogado "brilhante". É chula como seu vocabulário, seu estilo e seus hábitos.

Só tenho pena do povo ilheense, que certamente merece coisa melhor.

Anônimo disse...

ALGUÉM AÍ CONHECE O DOUTOR MÃO DE PACA???????

Anônimo disse...

Zelão Alerta:

Xiii, o dotorzinho acaba de juntar a sua folha corrida, mas um aspecto tenebroso da sua vida- o de terrorista.
Ele, ou terá sido a sua GORDA "axexora de pó", não desmente nada do que o Gerson disse na sua pensata "473 anos de história jogados no lixo", que li e gostei.
É como se diz: - A violência é o único argumento dos desesperados e sem razão.
Tô com ocê companheiro Gerson. Prometo que irei ao seu funeral.
Atenção Editores do "New Pasquim", o dotorzinho vai jogar uma "Bomba Anatômica" sobre ocês.
KKKKKKKKKK

Anônimo disse...

COMENTO AQUÍ TAMBÉM:

COSME por COSME:
1. “Um Advogado que luta pelos direitos dos mais humildes”. Sem comentários;
2. Quem diz verdades a ele: “assume deliberadamente o risco de ter um inimigo gratuito, coisa que não faz bem a saúde”. Se isto não é uma ameaça, já não sei mais o que o é!!!
3. O Pimenta na Moqueca é um PASQUIM. Este é o maior elogio que o Pimenta poderia receber. Parabéns, Pimenta!!! Aproveito para lembrar Tarso de Castro, Paulo Francis, Chico, Caetano
4. “Atingem a honra dos outros indiscriminadamente”. No caso do Sr. Cosme, como se pode atingir algo que não existe????
5. Para terminar: Só em Ilhéus e no Governo de Valderico é que se coloca uma PRAGA, para cuidar do MEIO AMBIENTE.

ATÔNITO – cada dia mais ATÔNITO

Anônimo disse...

Zelão pra Sêo Atônito:

Façamos de conta, só por um momento, que nós somos o PASQUIM. Eu, sem modéstia alguma serei o Paulo de Tarso. Os outros GLS, ocês dividam entre ocês.

KKKKKKKKK

Anônimo disse...

Zelão:

PAULO DE TARSO????????

Num intendí .............

ATONITÍSSIMO (AGORA, mais ainda...)

Anônimo disse...

Pô, cara... vamos fazer comentários mais pertinentes. esses dois (Zelão e Atônito) mais parecem maricas.

Anônimo disse...

Zelão saltita:

Ô Pai Ai Ô!
A "boneca anônima" ai di cima, ficou inciumada, pelo anonimato.
Calma bicha! No mundo da purpurina, sempre existe um lugar pra brilhar.

KKKKKKKK

Anônimo disse...

Sr. Gerson seu site viu uma pagina de baixaria.
Não merecemos ler tanto ataque a uma pessoa só.
Esse tal de Cosme Araujo deve ser o cara mesmo, esqueceram do prefeito e só falam dele.
o sr. deveria publicar coisas construtivas e evitasse tanta baixaria. Reveja seus conceitos sobre liberdade de impresa.
Não é admissivel a nenhum ser humano ser exposto dessa forma.
Eu se fosse esse Cosme entrava com uam ação judicial amanhã mesmo.

Anônimo disse...

Ô XENTE !!!!!!!!!!!!

O Pimenta é do Gerson? Ou melhor: O Pimenta é o Gerson?
Agora sim é que fiquei ATÔNITO ....

Tonitinho da Silva

Anônimo disse...

concordo plenamente com anônimo. como pode o Dr. ser notícia em tudo, vocês não percebem que tudo isso tudo é uma jogada, é uma casca de banana p/ vocês. Isso tudo é para tirar Valderico de cena e por o Cosme Araujo pensei em saber das noticias de Ilhéus de uma forma cômica e inteligente agora vejo como uma baixaria e como uma falta de respeito aos leitores deste blog.Imaginem: vcs acham que Dr. Cosme iria ficar na frente do computador escrevendo um monte de asneiras dessas... isso tudo é encomendado. ACORDEM.
Willian Bonner direto da redação de Jornalismo da Globo. (eu bem sei como isso funciona).