03 setembro 2006

Geraldo Simões, do PT, obtém direito de resposta no jornal de ACM

O Tribunal Regional Eleitoral obrigou o Correio da Bahia a publicar direito de resposta do PT e do ex-prefeito Geraldo Simões. Em sua última edição, o jornal da família do senador ACM teve que ceder um quarta da primeira página para publicar a resposta do candidato petista e do seu partido. Na ofensiva, a nota extensa e de 13 parágrafos diz que o Correio faz "terrorismo jornalístico".

O direito de resposta se deve a matérias consideradas "caluniosas e injuriosas" cometidas pelo jornal contra Geraldo e o PT, nos últimos meses e às vésperas das eleições, ligando-os à sabotagem biológica que quase destruiu por completo a lavoura cacaueira sul-baiana.

O conteúdo da série de matérias reunidas pelos petistas teve como ponto de partida reportagem da revista Veja de junho, em que Luiz Franco Timóteo confessa que trouxe a vassoura-de-bruxa para a região. Dizia que Geraldo e outros petistas regionais, como Josias Gomes, também participaram da "empreitada". Simões teria sido, nas palavras de Timóteo, o líder da sabotagem, enquanto o próprio denunciante se limitava a cumprir ordens.

Apesar de confessar participação, Timóteo, tido como "réu-confesso" de um crime até agora sem provas, circula livre e desenvolto em Itabuna e dá palestra a produtores de cacau e políticos pefelistas, como aconteceu na sede da Amurc, a associação de prefeituras sul-baianas, há duas semanas. Geraldo se defende das acusações. Para o ex-prefeito, tudo não passa de armação política. O certo é que até agora não há nenhuma prova que ligue o petista ao crime. Quanto ao direito de resposta no Correio da Bahia, incluímos, abaixo, cópia da primeira página do jornal (o espaço da resposta está destacado).

Nenhum comentário: